Loulé: Lídia Jorge recebe Medalha de Honra do Município das mãos do Presidente da República

ouvir notícia

.

Marcelo Rebelo de Sousa presidiu, esta quinta-feira, à cerimónia de entrega da Medalha de Honra do Município de Loulé à escritora algarvia Lídia Jorge, promovida pela Câmara Municipal de Loulé.

O Presidente da República sublinhou na altura o talento de “alguém que nunca deixou de ser fiel às suas raízes e que por causa delas escreveu para o mundo”.

“Esta distinção é um pequeno tributo pelo muito que tem feito por nós. Lídia Jorge representa a expressão e o sentimento de uma comunidade”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.

- Publicidade -

Apesar dos múltiplos prémios já atribuídos a Lídia Jorge, tanto em Portugal como no estrangeiro, esta Medalha de Honra entregue pelo município de Loulé terá sido, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, o mais acarinhado pela escritora.

“É uma distinção muito especial para mim. Nunca minimizei, nem escondi, que sou natural do Algarve e filha de camponeses do sul. Sempre me mantive fiel a esta terra”, declarou Lídia Jorge, após receber a distinção.

Um dos maiores vultos da literatura portuguesa recebeu, assim, a mais importante distinção que aquela autarquia atribui aos seus cidadãos, depois de ter recebido a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata na cerimónia da primeira edição dos Agraciados do Município de Loulé, em 1993.

Recorde-se que, por motivos de agenda, no passado dia 5 de maio – Dia do Município de Loulé – a homenageada não pôde estar presente na Cerimónia dos Agraciados pelo que esta entrega da Medalha aconteceu agora, com a presença do Presidente da República.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.