Lince com saudades de “casa” atravessa montes, rios e estradas

ouvir notícia

Kahn (linha azul) foi capaz de cruzar o rio Guadiana a nado para voltar a Silves. Já o irmão Kentaro (linha vermelha) deslocou-se inicialmente na direção oposta e chegou perto dos Pirenéus, antes de também chegar ao nosso país

Um lince nascido no centro de reprodução em cativeiro de Silves percorreu sozinho mais de 1.500 quilómetros até voltar ao Algarve. Kahn tinha sido libertado no final do ano passado na província de Toledo, situada a 70 quilómetros a sul de Madrid, e fez uma longa viagem até chegar de novo à região. O JA explica o percurso deste lince, que poderá não ser caso único…

 

Um lince nascido em Silves e libertado no centro de Espanha há dez meses regressou novamente à região e está, desde a semana passada, a norte do concelho algarvio.
O lince-ibérico Kahn foi reintroduzido no seu habitat natural em Montes de Toledo, no centro de Espanha, no âmbito do projeto LIFE + Iberlince. O lince foi libertado juntamente com o seu irmão Kentaro, que a princípio tomou uma direção completamente oposta do irmão Kahn. Este último, entrou em Portugal na zona do Alqueva (Alentejo), no passado dia 28 de junho, após percorrer mais de 1.500 quilómetros (seriam cerca de 600 quilómetros em linha reta), atravessando montes, vales, estradas e até rios…!

- Publicidade -
.
.

(Toda a informação na última edição do JA – dia 1 de outubro)

Nuno Couto/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.