Liga dos Combatentes assinala centenário da Primeira Grande Guerra

ouvir notícia

.

O ano de 2014 marca o início  do “Centenário da Evocação da I Guerra Mundial (1914-1918)” que se celebrará na Europa, com destaque para França, tendo Portugal aderido à iniciativa de evocar este acontecimento histórico através de atividades a concretizar em território nacional.

O Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes associa-se a este momento com um programa comemorativo que culminará com as cerimónias do Dia do Armistício, a 11 de novembro.

No próximo sábado, 25 de outubro, tem lugar uma cerimónia evocativa que visa assinalar esta efeméride. Pelas 9h30, na Igreja Matriz de Loulé, realiza-se uma missa de sufrágio, em homenagem aos combatentes falecidos.

- Publicidade -

Pelas 11h00, as entidades e convidados são recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé.

A partir das 11h30, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, têm início as cerimónias oficiais onde, a par dos discursos das entidades presentes, será feita uma alocusão alusiva ao momento, a deposição de coroa de flores em homenagem aos mortos e o descerramento de uma placa evocativa do Centenário do início da I Grande Guerra, que será posterioremnte colocada junto ao Monumento ao Combatente (Largo da Campina).

De seguida será realizada uma visita à mostra temática que se encontra patente ao público na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen.

Esta Biblioteca será ainda palco de um ciclo de sessões de filmes e ciclo de conferências alusivos à I Guerra e que terá início esta quinta-feira, com a conferência “A Grande Guerra vista por um Louletano – Recordações de Pedro de Freitas”, proferida por Luís Guerreiro.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.