Lagos: Expandir horizontes e oportunidades para jovens algarvios

ouvir notícia

A associação Giramundo acredita que os jovens são os principais agentes de mudança, mas para desencadear este potencial é preciso “olhar para além dos horizontes”

“Qual a ligação entre participação juvenil e pensamento crítico? Qual a relação entre a iliteracia funcional e a empregabilidade dos jovens? Como aumentar o empreendedorismo juvenil nas áreas periféricas?”. As respostas a estas perguntas vão ser dadas, entre 20 e 26 de março, em Lagos, por 30 técnicos de juventude de 12 países da Europa, que se juntarão com o objetivo de “descobrir novas estratégias para capacitar os jovens nas áreas periféricas dos países europeus”.

“O tema do pensamento critico é especialmente relevante, pois é a base que garante aos jovens maiores oportunidades de empregabilidade, maiores horizontes”, afirma a presidente da associação Giramundo, promotora do projeto “Beyond Horizons”, que ganhou um financiamento comunitário do programa Erasmus+.

Este será o primeiro projeto do género em Lagos, levado a cabo por aquela nova associação local, que visa “promover a aprendizagem intercultural e o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens através de oportunidades de mobilidade europeias”.

- Publicidade -

“A Giramundo acredita que os jovens são os principais agentes de mudança, que possuem a criatividade e energia para inovar e construir um futuro positivo, mas que para desencadear este potencial é necessário criar conexões que vão para além do nosso grupo, é preciso olhar para além dos horizontes”, acentuam os responsáveis, acrescentando que “neste projeto procurou-se envolver um grande número de parceiros europeus e colocá-los em contacto direto com o mundo institucional e juvenil local”.

Jovens de toda a Europa desenvolvem projetos comuns

O grupo internacional desenvolverá as atividades do projeto no Espaço Jovem da cidade. A autarquia organizará também um jantar do associativismo jovem, um momento especial para as instituições e organizações da cidade encontrarem estes participantes internacionais, partilharem experiências e estabelecerem novas parcerias.

Jovens representantes de associações locais estarão entre os participantes deste projeto. Visitas culturais e conhecimento das associações locais, assim como sessões promovidas por especialistas locais e internacionais farão parte do programa.

“Este evento internacional é prioritariamente uma plataforma para o desenvolvimento de futuros projetos e sinergias entre organizações de Lagos e do Algarve, com outras que trabalham com os jovens em toda a Europa”, sublinham os promotores da associação, rematando que o objetivo destes novos projetos é simples: “expandir os horizontes dos jovens!”.

NC|JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.