Lagos comemora Dia do Município

ouvir notícia

Praça Gil Eanes, em Lagos

Lagos comemora na próxima segunda-feira (27 de outubro) o Dia do Município, feriado municipal celebrado em honra do seu padroeiro, São Gonçalo de Lagos. Além das iniciativas de cariz institucional e protocolar, estão agendadas diversas atividades de âmbito cultural, desportivo e recreativo. Mas as comemorações começam já esta quinta-feira e prolongam-se até 7 de novembro.

O ponto alto da celebração será na segunda-feira, com um programa onde se inclui a tradicional Cerimónia de Hastear das Bandeiras, com hinos executados pela Banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio, a partir das 9h30, na Praça Gil Eanes.

De seguida terá lugar a Sessão Solene do Dia do Município, a acontecer às 10h00, nos Antigos Paços do Concelho e a missa em honra de São Gonçalo, a decorrer a partir das 11h30, na Igreja de Santa Maria.

- Publicidade -

Para as 17h30 está ainda prevista a inauguração de duas exposições no Centro Cultural de Lagos: “Gente de Outros Tempos” e “Ilustrações de Catarina Cardoso”.

Ao longo do dia, a autarquia, em parceria com outras entidades do concelho, oferece várias sugestões de atividades de animação: o “Voo de Oferta” à população (09h00, no aeródromo), o minigolfe (10h00 às 15h00, no Parque do Anel Verde) e a primeira “Feira do Vinil”, que decorrerá no Pátio do Mercado de Escravos (das 15h00 às 20h00). Outro dos destaques deste dia é a abertura do Museu de Cera dos Descobrimentos, na Marina de Lagos.

Para os restantes dias estão previstas várias iniciativas, das quais se destaca, hoje, domingo (15h00, no pontão da Docapesca), um passeio de barco denominado “À Descoberta da Costa D’Oiro”, com o patrocínio de algumas das companhias marítimo-turísticas a operar no concelho.

Ainda este domingo realiza-se a segunda edição da “Corrida/Caminhada de Solidariedade Vida por Vida”, cuja concentração está marcada para as 10h00, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Lagos. No mesmo dia acontece o Encontro de Coros Infantojuvenis de Lagos (15h00, na Igreja das Freiras). À noite (21h30) haverá baile na sede do Grupo de Amigos do Chinicato.

Até 2 de novembro realiza-se a terceira edição do Ciclo de Encontros Corais em Terras do Infante, organizado pela Associação do Grupo Coral de Lagos. Para os dias 1 e 2 de novembro está agendado o Festival de Coros do Algarve.

A abertura da exposição “Pioneiros do Conhecimento Científico do Algarve” acontece às 17h00 de terça-feira no Museu Municipal de Lagos. O Encontro Nacional dos Municípios com Centro Histórico realiza-se de 30 de outubro a 1 de novembro no Centro Cultural de Lagos.

No 01 de novembro às 15h30 começa a cerimónia de descerramento de placas toponímicas (Rua António Aleixo, Rua António Diogo Bravo, Rua Emmanuel da Costa Correia, Rua João Brás e Estrada da Atalaia). Às 21h30 é a vez do espetáculo “Jovem Fado”, no Centro Cultural.

Para o dia 7 de novembro (9h00) estão marcadas as Jornadas da Santa Casa da Misericórdia intituladas “Cérebro, Comportamento e Emoções”, também no Centro Cultural de Lagos.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.