Lagoa recua 300 anos até à criação dos Dom Rodrigos

ouvir notícia

A 15ª edição da Mostra do Doce Conventual realiza-se entre os próximos dias 19 e 23 de julho. As últimas edições atraíram milhares de pessoas de várias nacionalidades

O Convento de São José terá sido o “berço” dos célebres Dom Rodrigos. Foi lá que, há cerca de 300 anos, as freiras carmelitas puseram as mãos na massa – neste caso nos ovos, açúcar, amêndoas e canela – e produziram, pela primeira vez, aqueles que são hoje considerados um dos doces mais típicos da região algarvia. A 15ª edição da Mostra do Doce Conventual de Lagoa, que se realiza entre 19 e 23 de julho, convida a uma incursão nestes tempos, recriando e dando a provar as arrojadas experiências culinárias das freiras

Terá sido entre os “anos da graça de Deus” de 1710 e 1713 que o Convento de São José foi fundado em Lagoa. Este local destinava-se ao recolhimento de mulheres, mas também meninas abandonadas, sob a orientação das freiras carmelitas. Depois destas, seguiram-se as religiosas dominicanas, fomentando a educação com um colégio.

Mas a vida neste convento não se resumia apenas à reclusão, oração e ao ensino. As freiras também realizaram arrojadas experiências culinárias, que viriam a dar origem à afamada doçaria algarvia.

- Publicidade -

É para relembrar estes tempos e divulgar a doçaria caseira que a Câmara de Lagoa organiza a 15ª edição da Mostra do Doce Conventual, entre os próximos dias 19 e 23 de julho, no Convento de São José.

A autarquia lembra que foi neste local que nasceram algumas das mais ricas receitas de doces do Algarve, entre os quais os Dom Rodrigo, “que a história diz terem sido produzidos, pela primeira vez, no Convento de São José, há algumas centenas de anos”…

(NOTÍCIA COMPLETA – E RECEITA ORIGINAL DOS DOM RODRIGOS – NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 13 DE JULHO)

Nuno Couto | Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.