Lagoa reclama o título de “Capital dos Vinhos do Algarve”

ouvir notícia

O título “Lagoa Capital dos Vinhos do Algarve” está a gerar polémica. A Comissão Vitivinícola do Algarve apresentou uma reclamação junto do INPI para anular o registo da autarquia lagoense

Se Silves lança a marca “Capital da Laranja”, Portimão é conhecida como a “Capital da Sardinha” e Olhão é famosa por ser a “Capital do Marisco”, Lagoa reclama o título de “Capital do Vinho do Algarve”, afirma ao JA o presidente da câmara, Francisco Martins. No entanto, a utilização deste título não é consensual, com a Comissão Vitivinícola do Algarve a considerar uma “utilização abusiva” da marca. O caso já motivou uma queixa junto do Instituto Nacional de Propriedade Industrial

Poucos meses depois de ter ostentado o título de “Cidade do Vinho 2016”, que projetou o concelho e a região dentro e fora de Portugal, durante um ano, o município de Lagoa reclama agora o título de “Capital do Vinho do Algarve”. Porém, esta intenção esbarra na Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), que considera “abusiva” a utilização desta marca e já apresentou uma reclamação às entidades competentes.

Em declarações ao Jornal do Algarve, o presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, refere que este título nasceu de uma decisão ponderada e ambiciosa, sendo uma consequência lógica da “Cidade do Vinho 2016”. Além disso, o setor é atualmente um dos maiores motores económicos do concelho, a par do turismo, sendo que o atual executivo municipal aposta numa estratégia de desenvolvimento assente no vinho.

- Publicidade -

“O nosso objetivo não é desvalorizar ninguém, mas valorizar toda a região do Algarve, como sempre fizemos até agora, tanto dentro das nossas fronteiras como nos vários países europeus onde levámos o nome do Algarve”, frisa ao JA o autarca de Lagoa…

(NOTÍCIA PUBLICADA NA ÍNTEGRA NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DO DIA 13 DE ABRIL)

Nuno Couto | Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.