Lagoa acolhe exposição de barcos históricos em miniatura

ouvir notícia

.

“Navegando no passado: barcos da nossa costa” é o título da exposição que a Câmara de Lagoa está a promover, nos meses de julho, agosto e setembro, em vários locais do concelho.

A mostra, que pretende dar a conhecer aquilo que terá sido o cabo das tormentas marítimas nos mares, sobretudo na costa algarvia, está atualmente patente na biblioteca municipal (até 8 de agosto), viajando depois até à Fatacil (15 a 24 de agosto) e, finalmente, até ao edifício da câmara municipal (26 de agosto a 26 de setembro).

“Com esta exposição pretendemos dar a conhecer a forma como se navegava e em que tipo de barcos, alguns bastante frágeis na aparência, mas seguros no mar rasgando águas quase desconhecidas e bastante traiçoeiras e vagalhões de respeito, quer em mar aberto quer na costa onde navegar não era tarefa fácil ao leme de traineiras, canoas, buques, galeões e tantas outras embarcações”, salienta a autarquia em comunicado.

- Publicidade -

Reproduções destes barcos farão parte da exposição para que se possa perceber um pouco a história dos navegadores – desde os tempos dos fenícios, cartagineses, romanos, árabes – cujas embarcações sulcavam as águas do Atlântico que banham a costa marítima do Algarve e também as águas do rio Arade.

“Descobre-se assim, nas ondas do passado, um conjunto de embarcações que navegavam em meados do século XX, reproduzidas em miniaturas ou em fotografias antigas, que percorreram esta costa desenvolvendo uma pujante atividade piscatória, cujo valor económico foi relevante para a população local”, conclui a Câmara de Lagoa.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.