Kerry no Egito para tentar travar conflito em Gaza

ouvir notícia

John Kerry vai ao Egito para tentar encontrar uma solução para Gaza

Após uma semana de intensos ataques militares israelitas sobre a Faixa de Gaza, John Kerry, Secretário de Estado dos EUA, voa até ao Cairo onde vai renovar uma oferta de mediação para encontrar uma solução para o conflito, que já provocou a morte de 175 palestinianos.

O chefe da diplomacia de Washington telefonou ao primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, no último domingo, para lhe dizer que Israel tem o direito de se defender contra os ataques de ‘rokets’ a partir de Gaza.

Apesar do apoio explícito que manifestou, Kerry sublinhou a sua preocupação com a “escalada de tensões” e afirmou estar pronto “a facilitar o fim das hostilidades”, disse um funcionário do Departamento de Estado norte-americano ao jornal britânico “The Guardian”.

- Publicidade -

A maioria dos analistas considera que as perspetivas de um cessar-fogo mediado internacionalmente “são poucas” a curto prazo: “É um cenário muito deprimente. Nem o Egito, nem os EUA, as duas partes internacionais que podem intervir, estão interessados em tomar medidas enérgicas. Os egípcios estão felizes por ver o Hamas sofrer, e os EUA estão a ser cautelosos porque não estão dispostos a entrar num confronto com Israel”, pode ler-se no “The Guardian”.

A União Europeia também está em contacto com “as duas partes na região” para pressionar um cessar-fogo imediato, após uma semana de conflito: “Apelamos a todas as partes para exercer a máxima contenção, para evitar vítimas e para voltar à calma”.

Irredutível, o primeiro-ministro israelita afirmou ontem que “Israel vai continuar a agir vigorosamente para atingir o objetivo da operação: infligir um golpe significativo contra Hamas e outras organizações terroristas na Faixa de Gaza”, disse Netanyahu.

Na sequência de um apelo feito pelo Presidente Mahmud Abbas, a Liga Árabe já solicitou que o “Estado da Palestina seja oficialmente colocado sob regime de proteção internacional da ONU”.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.