Juncker vai apresentar novas propostas à Grécia

ouvir notícia

.

A menos de 48 horas para o final do programa de resgate grego, a Comissão Europeia diz que ainda existe “margem para a negociação”. As palavras são do Comissário para os Assuntos Económicos que considera que Atenas está a “alguns centímetros” de um acordo com os credores.

Em entrevista à rádio francesa RTL, Pierre Moscovici disse ainda que “é preciso continuar a discutir”. Neste sentido, O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, “fará propostas” para evitar a saída da Grécia do euro. Uma conferência de imprensa está marcada para as 11h45 (hora de Lisboa).

“Juncker vai indicar o caminho a seguir, desejo que todos de comprometam com a via do compromisso”, conclui Moscovici.

- Publicidade -

Ontem, o ministro grego das Finanças tinha dito que cabia agora “às instituições (Comissão Europeia, FMI e BCE) mostrar boa vontade”. Citado pela Lusa, Yannis Varoufakis afirmou estar disponível para novas negociações com o objetivo de chegar a um compromisso de última hora.

Controlos de capital “justificados”

Bruxelas considera ainda “justificada” a medida de controlo de capitais na Grécia. O executivo comunitário fez uma primeira avaliação e concluiu que “as medidas restritivas impostas surgem como necessárias neste momento”. No entanto, em comunicado, adverte que “a livre circulação de capitais terá de ser reintroduzida o mais cedo possível no interesse da economia grega, da zona euro e do mercado único”.

A Comissão diz que está a acompanhar de perto a “situação e a implementação” da imposição de restrições aos movimentos de capital e mostra-se disponível para dar apoio técnico.

RE

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.