Jovens alunos algarvios colaboram para o futuro das artes tradicionais

ouvir notícia

.

Recentemente, a turma do 9.º ano de Educação Visual do Colégio Internacional de Vilamoura concebeu uma série de imagens gráficas para uma linha de produtos de cozinha da segunda fase do projeto TASA (Técnicas Ancestrais, Soluções Actuais).

Inspirados pela arquitetura e paisagem algarvia e pela simpatia das suas gentes, os 25 alunos tornaram-se os “designers” de uma nova imagem que irá ser aplicada, numa primeira fase, na pintura de uma marmita feita em barro e cortiça.

Também foi envolvida uma turma do 12.º ano da Escola Secundária de Loulé do curso profissional de Design, que está neste momento a desenhar novos produtos, recorrendo a artes tradicionais algarvias, apresentando uma imagem contemporânea que resulte numa aplicação útil. Os alunos já foram visitar alguns dos artesãos da rede que têm as suas oficinas em Loulé e estão neste momento a trabalhar nos seus projetos.

- Publicidade -

Os estudantes do Mestrado de Gestão da Universidade do Algarve, desenvolveram um trabalho teórico na disciplina de Marketing Management com propostas de soluções para assegurar a sustentabilidade e viabilidade do projeto.

“Além do envolvimento destes 70 alunos, o projeto tem recebido a visita de formandos de cursos do IEFP e de alunos de outras escolas que querem conhecer e estudar a iniciativa”, revelam os responsáveis, acrescentando que a interação destes jovens com o projeto TASA “é fundamental para se cumprir a missão de afirmar o artesanato como profissão de futuro”.

O projeto TASA conjuga a cultura tradicional regional a nível do artesanato (materiais, técnicas, saberes e fazeres locais, com a inovação estratégica), design, história do produto, embalagem e imagem. Esta conjugação provou ser capaz de dar ao produto artesanal uma linguagem contemporânea e uma renovada capacidade de afirmação no mercado cumprindo o objetivo principal do projeto: afirmar e divulgar a atividade artesanal como uma profissão de futuro.

Este projeto é financiado pelo FEDER no âmbito do PO Algarve 21 (QREN) e do POCTEP (Programa Operacional Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal).

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.