Israel rejeita prolongamento de pausa humanitária em Gaza

ouvir notícia

.

Israel rejeitou a proposta da ONU, e aceite pelo Hamas, para uma pausa humanitária na Faixa de Gaza, segundo o jornal “Haaretz” que cita um oficial israelita.

A operação “Protective Edge” entra assim no seu vigésimo dia de combate, à medida que os tanques israelitas continuam a sua incursão em Gaza.

Perante uma proposta da ONU, o Hamas decidiu aceitar uma nova trégua, por 24 horas, defendendo que os palestinianos se querem preparar para o feriado muçulmano Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadão e que deverá começar amanhã.

- Publicidade -

Numa entrevista à CNN, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu acusa o Hamas de oferecer uma trégua por um lado e continuar a disparar foguetes sobre o outro.

Ontem, Israel e Hamas fizeram uma trégua de 12 horas, por questões humanitárias, e Telavive mostrou-se favorável a um prolongamento até à meia-noite de segunda-feira. Esta proposta foi inicialmente rejeitada pelo Hamas.

Ao programa “Face the Nation”, da americana CBS, o primeiro-ministro israelita acusou o movimento muçulmano de desrespeitar a trégua e garantiu que, por isso, Israel não vai continuar a sua ação militar. “Eles violaram o próprio cessar-fogo que propuseram. Israel vai fazer o que tem de fazer para defender o seu povo.”

Netanyahu admitiu ainda que a opinião pública está impressionada com a disparidade de mortos entre os dois lados do conflito, no entanto, acusa o Hamas de usar os palestinianos como escudos humanos.

O líder israelita recusou também a proposta de cessar-fogo feita pelo secretário de Estado norte-americano. O plano de John Kerry previa um cessar-fogo inicial e negociações entre delegações das duas partes.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.