ICCAT aumenta quota de pesca do atum-rabilho

ouvir notícia

.

A Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico (ICCAT) decidiu aumentar a quota de pesca do atum-rabilho no Mediterrâneo e Atlântico para as 16.142 toneladas em 2015, 19.296 toneladas em 2016 e 23.155 toneladas em 2017, ou seja, cerca de 20 por cento por ano.

A ICCAT, entidade que regula a pesca, que esteve reunida em Génova, Itália, tomou aquela medida depois da sua comissão científica ter chegado à conclusão de que os “stocks” aumentaram nos últimos anos. Segundo aquela comissão, as unidades populacionais de reprodutores foram estimadas, em 2013, em 585 mil toneladas, enquanto em 2008 eram de 151 mil.

No entanto, foi recomendado um aumento “progressivo e moderado” da quota. Para este ano foi fixado o valor das capturas em 13.500 toneladas e a quota para 2017 ficará sujeita a revisão, consoante os resultados de uma posterior avaliação do estado das unidades populacionais.

- Publicidade -

A ICCAT é composta pela União Europeia (UE) e 48 países, entre os quais os EUA e o Japão, para onde vão 80% das capturas. Na UE, os países envolvidos na pesca do atum-rabilho são Espanha, França (os dois principais), bem como Portugal, Itália, Grécia, Malta, Chipre e Croácia.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.