Há 37 anos, JA denunciou início da corrida ao petróleo

ouvir notícia

.

A 17 de agosto de 1979, o JA fez manchete com o título: “É quase certa a presença de gás natural ao largo da costa algarvia”. A notícia descreve “um intenso clarão” no mar que iluminou o céu várias noites, durante operações de pesquisa de hidrocarbonetos. Na altura, o incidente provocou “algum alarme e vários níveis de apreensão”, mas, tal como agora, as autoridades portuguesas foram muito reservadas, “como quem apalpa o terreno”. Qualquer semelhança com a atualidade não é pura coincidência…!

 

Há trinta e sete anos, o JA publicou uma notícia que caiu como uma bomba na região, mas acabou por não desencadear grandes protestos nem reações da população e dos autarcas.

- Publicidade -

A notícia, tal como foi publicada, a 17 de agosto de 1979, anunciava que “é quase certa a presença de gás natural ao largo da costa algarvia”, frisando que esta poderia ser já uma “realidade a um passo”.

O artigo dava conta que “a plataforma de pesquisa de matérias petrolíferas que operou junto da foz do Guadiana alcançou resultados positivos nos ensaios”, ou seja, “encontrou gás natural”.

A notícia descreve ainda que “as populações da área aperceberam-se do facto pelo intenso clarão que iluminou as noites no final do mês de julho, como um sol a nascer”, tendo estes episódios provocado “algum alarme e vários níveis de apreensão, bem como interpretações erradas do fenómeno”.

Os bombeiros de Tavira chegaram mesmo a pensar tratar-se de um incêndio de grande envergadura, a bordo de um navio…

Notícia publicada na íntegra na última edição do JA – dia 23 de junho)

Nuno Couto | Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.