Governo pretende antecipar linhas gerais do Orçamento

ouvir notícia

Acalmar os mercados e desfazer dúvidas são as razões para a urgência que o Governo tem no Orçamento do Estado para 2011.

A imprensa deste sábado diz mesmo que o Executivo se prepara para apresentar mais cedo do que habitual a linha fundamental que vai ser seguida pelas contas gerais para o próximo ano.

- Publicidade -

As contas estão a ser aceleradas. «Muito em breve» o Governo quer dar sinais e revelar as linhas fundamentais estruturantes do próximo Orçamento do Estado.

A ideia é mostrar em Portugal e ao estrangeiro, que o próximo documento fundamental das finanças públicas portuguesas vai ser de rigor.

O Expresso desta manhã diz que os objectivos do Governo de José Sócrates são acalmar os mercados e criar condições para um voto favorável da oposição no Parlamento.

O Diário de Notícias acrescenta que para além de antecipar as linhas gerais do Orçamento nas próximas duas semanas, o Governo quer dar rapidamente dados mais detalhados sobre a execução da despesa este ano.

Apesar deste acelerar do Orçamento do Estado para 2011, o Diário Económico garante que os trabalhos de preparação já começaram a ficar atrasados, falhando os primeiros prazos previstos.

Apenas 53 por cento dos serviços públicos tinham, no final da passada quinta-feira, definido os tectos de despesa para 2011.

A esta urgência do Governo não é estranha a reacção dos mercados internacionais nervosos com a economia nacional.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.