Governo mexicano admite que haja mais de 22 mil desaparecidos

ouvir notícia

Totaliza 22.322 o número de pessoas que continuam sem rasto no México, segundo uma lista atualizada e apresentada quinta-feira pelas autoridades mexicanas. Depois dos valores apresentados em maio, que apontavam para 8000 casos, o Governo admite agora que os números são bastante mais elevados, fruto da guerra aos cartéis iniciada em 2006.

Numa conferência de imprensa, Maria Benítez, sub-procuradora jurídica e dos assuntos internacionais da Procuradoria-Geral da República, disse ter recebido uma base de dados do anterior Presidente Felipe Calderon, dando conta de 26.121 casos. Os desaparecimentos foram registados até 30 de novembro de 2012, data em que o Enrique Peña Nieto lhe sucedeu no cargo.

Benitéz informou que esse número, após uma atualização, subiu para 29.707 desaparecidos. Até 31 de julho deste ano, devido aos esforços do governo mexicano, o número de pessoas por encontrar baixou para 12.532, já que 17.175 foram descobertas, 16.274 das quais com vida. Aos 12.532 casos somam-se mais 9790 que já foram descobertos durante o atual executivo, concluindo a subprocuradora que neste momento existem 22.322 pessoas desaparecidas.

- Publicidade -

Estes números entram em choque com os valores apresentados em maio último pelo secretário do Ministério do Interior, Miguel Ángel Osorio Chong. Na altura, Chong disse que apenas se desconhecia o paradeiro de oito mil pessoas. Não referiu a existência das duas listas e recusou-se a responder às perguntas dos jornalistas, postura igualmente tomada por Benítez.

Quanto há natureza dos desaparecimentos, Benítez refere que as causas não passam apenas pela violência dos cartéis, referindo também “ausências voluntárias, ausência devido a problemas domésticos, sequestro, migração dentro de portas ou internacional, encarceramento em estabelecimento prisional e morte”. Para já não falar dos casos de milhares de pessoas raptada pelos muitos gangues existentes no país, que acabam mortas e enterradas em campas clandestinas.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.