Governo já podia ter descido preço dos combustíveis em dois cêntimos

ouvir notícia

.

Desde janeiro, o preço do lítro de gasóleo aumentou 11 cêntímos e o da gasolina 12 cêntimos. De acordo com as contas iniciais do Governo, bastaria a cada aumento de 4,5 cêntimos nos preços de referências dos combustíveis para que o Imposto sobre Produtos Petrolíferos baixasse um cêntimo. Mas parece que ainda não vai ser este mês que tal vai acontecer, conta o “Jornal de Notícias” esta segunda-feira.

A fórmula de redução do ISP foi revelada por Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, em fevereiro, mas até agora nunca foi aplicada.

A 12 de fevereiro deu-se um aumento de seis cêntimos do ISP, num contexto em que os preços do petróleo mantinham uma tendência de quedas constantes e raramente ultrapassavam a casa dos 30 dólares por barril, lembra o “JN”. Com este aumento, o Governo de António Costa espera conseguir 120 milhões de euros.

- Publicidade -

Contudo, nem tudo corre a favor de António Costa. Entretanto, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, que está a dialogar para congelar os níveis de produção, fez subir o preço do barril de Brent em quase 21% nos últimos dois meses. Na semana passada, chegou aos 48 dólares.

Fábio Monteiro (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.