Governo baixa teto da dívida pública em quase 6 mil ME face a 2010

ouvir notícia

A proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2011 contempla uma subida do endividamento anual até um máximo de 11.573 milhões de euros, ou seja, uma quebra de 33 por cento face ao limite da dívida estabelecido em 2010.

“Para fazer face às necessidades de financiamento decorrentes da execução do Orçamento do Estado, incluindo os serviços e fundos dotados de autonomia administrativa e financeira, fica o Governo autorizado (…) a aumentar o endividamento líquido global directo, até ao montante máximo de € 11 573 000 000”, lê-se no documento entregue na sexta feira na Assembleia da República.

Em 2010, as previsões do Governo apontavam para uma subida de 17.414 milhões de euros do endividamento do Estado, pelo que o ritmo de crescimento da dívida estimado para o próximo ano será 33 por cento inferior, traduzidos numa redução de 5,81 mil milhões de euros.

- Publicidade -

O teto máximo do endividamento líquido global do Estado definido no Orçamento do próximo ano corresponde a praticamente 7 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) português.

AL/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.