Fundo americano Apollo compra Tranquilidade

ouvir notícia

.

A seguradora Tranquilidade será vendida vendida ao fundo americano Apollo Global Management por 50 milhões de euros, revela a edição desta sexta-feira do “Jornal de Negócios”.

Os pormenores do acordo estão fechados, faltando apenas que o Novo Banco assuma a titularidade da antiga seguradora do Grupo Espírito Santo (GES) para que a transacão seja formalizada.

O preço é muito inferior ao preço que circulava no mercado como referência (500 milhões de euros) para a venda da Tranquilidade. A gestora norte-americana de fundos já estivera na corrida à compra dos seguros da Caixa Geral de Depósitos.

- Publicidade -

Mexicanos e americanos

No universo GES, o fundo americano surge depois da supresa mexicana. Esta semana, a Espírito Santo Saúde (ESS) fora alvo de uma Oferta Pública de Aquisição por parte do grupo mexicano Ángeles. na quinta-feira, as ações da ESS fecharam a valer 4,35 euros, acima dos 4,30 euros oferecidos pela Ángeles. O mercado acredita no lançamento de uma oferta concorrente.

O preço da oferta incorpora um prémio de 9,05% face ao último preço de negociação das ações, avaliando a ESS em 410 milhões. No caso da Tranquilidade, a gestora de fundos vai pagar menos de um décimo do valor do crédito de 700 milhões que o BES tinha sobre o Espírito Santo Financial Group (ESFG) em que a Tranquilidade servia de garantia.

A desvalorização da seguradora decorre, assim, da sua exposição à dívida das holdings do GES que estão sob proteção de credores.

Seguros aos balcões do Novo Banco

Segundo o “Jornal de Negócios”, a Tranquilidade foi avaliada em 220 milhões de euros. Mas como o Apollo não assume a dívida da seguradora, o encaixe final para o Novo Banco rondará os 50 milhões de euros. O Instituto de Seguros de Portugal aprovara a venda da Tranquilidade no mês passado.
Neste momento, a operação está apenas dependente da atribuição da titularidade da Tranquilidade, que é detida pelo ESFG, ao Novo Banco. Outro aspeto que falta resolver é o acordo comercial de venda dos seguros da Tranquilidade aos balcões do Novo Banco.

Depois de ter perdido, em fevereiro, a corrida à privatização da Fidelidade, o Apollo manifesto logo interesse na seguradora do GES.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.