Fotógrafo retrata como eram os algarvios nos anos 60 e 70

Livro e exposição apresentados esta sexta-feira, dia 14, no Sítio das Fontes, em Lagoa

Feira de Tavira, nos anos 60

“Algarve 63”, um livro de fotografia de Tim Motion publicado pelos Encontros de Fotografia de Lagoa 2017, será publicamente apresentado esta sexta-feira, dia 14 de julho, às 18h00, no parque municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar, Lagoa.

Trata-se de um livro com sessenta e três fotografias das décadas de 1960 e 1970, feitas por Tim Motion, um fotógrafo que nesses tempos vivia no Algarve.

“São imagens com uma espontaneidade e humanismo absolutamente cativantes, só passíveis de serem registadas por quem estava muito próximo das gentes algarvias. É um ‘photobook’ singular, com um olhar quase neo-realista, distinto de todos os já existentes para o Algarve”, frisam os promotores da iniciativa.

Para além das fotografias, todas a preto e branco, o livro conta com textos de Francisco Martins, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Nuno de Santos Loureiro, coordenador e curador da obra, Miguel Reimão Costa, arquiteto e professor na Universidade do Algarve, e do próprio Tim Motion. Tomé Moreira e Isabel Matos Ferreira foram os designers gráficos.

Em paralelo com a apresentação do livro, será inaugurada uma exposição de fotografia, também no parque municipal do Sítio das Fontes, com imagens selecionadas do livro.

A exposição, de acesso gratuito, ficará patente ao público até 16 de setembro próximo e poderá ser visitada de terça a sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

NC|JA