Força Aérea interceta mais dois bombardeiros russos

ouvir notícia

.

Somam e seguem os voos da Força Aérea Russa junto ao espaço aéreo europeu controlado pela NATO. Esta sexta-feira, duas parelhas de F-16 da Força Aérea Portuguesa em alerta permanente, ao serviço da Aliança Atlântica na Base Aérea de Monte Real, em Leiria, voltaram a descolar para ir ao encontro de mais dois aviões russos.

Esta tarde, momentos depois de ter sido divulgada uma nova intromissão no espaço aéreo sob jurisdição portuguesa, o minsitro da Defesa voltou a garantir que Portugal está preparado para cumprir este tipo de missões, sempre que seja solicitado pelo comando aéreo da NATO.

“Fazemo-las sempre com a serenidade e com a prontidão necessária e assim foi mais uma vez, com a Força Aérea a responder àquilo que são os requisitos da NATO”, disse Aguiar Branco.

- Publicidade -

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, a Aliança Atlântica alertou para a intensificação dos voos da Força Aérea Russa no espaço aéreo europeu. Entre 28 e 29 de outubro, a NATO registou manobras sobre os mares Báltico, do Norte, Atlântico e Negro.

De acordo com a NATO, “este voos representam um risco potencial para a aviação civil na medida em que os russo, frequentemente, não registam previamente os planos de voo, nem têm os transponders ligados. Quer isto dizer que o controladores do espaço aéreo civil não podem detetar a presença destes aviões nem garantir que não interferem na circulação das aeronaves civis”.

Um transponder é um transmissor de rádio que envia para o radar a identificação da aeronave, bem como a sua velocidade, altitude e localização, permitindo, desta forma, o acompanhamento do voo por parte do controlo de tráfego aéreo.

Também em comunicado enviado à Agência Lusa, a embaixada russa em Portugal afirmou na quinta-feira que os aviões russos intercetados por caças portugueses cumpriram o Direito Internacional e realizaram voos “em espaço aéreo sobre águas internacionais, não entrando de modo nenhum em espaços aéreos de outros Estados”.

O Expresso já contactou o Comando Aliado da NATO, instalado em Mons, Bélgica, afim de recolher mais informação sobre incidente desta sexta-feira, mas até ao momento não obteve resposta.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.