FMI mantém previsões de crescimento para Portugal mas revê desemprego em baixa

ouvir notícia

Apesar de manter as projeções para o andamento do PIB em 2015 e 2016, num contexto em que até reviu em baixa as estimativas de crescimento global, o fundo liderado por Christine Lagarde aponta para menores níveis de desemprego

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento da economia portuguesa de 1,6% este ano e 1,5% em 2016, segundo as estimativas divulgadas esta terça-feiras em Lima, no Peru, onde decorrem as reuniões de outono da instituição. Estas projeções são idênticas às avançadas na primavera e estão em linha com os números do governo que conta com um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,6% este ano.

Apesar de manter as projeções para o andamento do PIB nestes dois anos, num contexto em que até reviu em baixa as estimativas de crescimento global, o FMI aponta para menores níveis de desemprego. Mais concretamente, para taxas de 12,3% e 11,3% em 2015 e 2016, contra os 13,1% e 12,6% avançados em abril.

Estes valores de desemprego são inclusivamente inferiores aos calculados pelo FMI no segundo relatório pós-programa sobre Portugal que foi divulgado em agosto e que resultou da visita de uma equipa da instituição em junho. Nessa altura, as taxas de desemprego estimadas eram de 13,4% e 12,9%.

- Publicidade -

Para a taxa de inflação, o Fundo Monetário Internacional conta com valores de 0,6% e 1,3% nestes dois anos (idênticos aos anteriores). Já nas contas externas os saldos esperados são agora de, respetivamente, 0,7% e 1,6% do PIB em 2015 e 2016. Estes números representam uma revisão em baixa este ano – as estimativas anteriores eram de 1% do PIB em abril e de 1,1% no verão – e uma melhoria para o próximo (1% e 0,8% antes, respetivamente).

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.