Fitch acredita que Portugal vai reduzir o défice

ouvir notícia

.

Portugal conseguirá reduzir o seu défice para 4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014, admite a agência de notação Fitch.

Para esta redução – que compara com um défice de 4,5% em 2013 – contribuirá positivamente o corte provisório dos ordenados da função pública, diz a agência.

No entanto, a Fitch considera que a redução do défice português em 2015 deverá ficar-se pelos 2,7% do PIB, contra a projeção mais otimista do Governo, que aponta para 2,5% do PIB suportada por um crescimento do PIB mais favorável.

- Publicidade -

A Fitch refere que esta previsão é suportada pelo “sólido desempenho fiscal que tem vindo a ser registado por Portugal em 2014”.

Mesmo assim, a agência considera que “os riscos políticos ao processo português de consolidação económica e financeira continuam a ser elevados”.

A agência recorda que haverá eleições para o Parlamento em outubro de 2015 e que o próximo Governo português terá de seguir uma política fiscal firme se quiser reduzir o peso da dívida pública de 129% para 110% do PIB em 2023, como propõe a Fitch.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.