FIMA regressa aos palcos da região oito anos depois

ouvir notícia

.

O FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve regressa aos palcos desta região em 2017. Depois da sua última produção, em 2009, o festival é retomado este ano, assinalando a 32ª edição deste que é um dos mais antigos festivais do país, dedicado à música erudita. O programa inclui a realização de 20 concertos em todo o território regional, entre os meses de março e maio de 2017.

A programação será diversificada, contando com concertos de agrupamentos e músicos a solo oriundos de países como Portugal, Espanha, Dinamarca, Reino Unido, Israel e França, entre outros, em que serão apresentados programas de música orquestral, de câmara, coral e sacra.

Outros eventos farão também parte do FIMA, como o concerto-multimédia “Uma História da Trompa” pelo trompista Laurent Rossi, o bailado “Matrioska” com a Companhia de Dança do Algarve, e o jantar musical “Food Symphony”, onde música e gastronomia se juntam para deleitar o público.

- Publicidade -

Ao todo, são cerca de 30 ensembles, solistas e maestros para interpretar obras de dezenas de compositores de diferentes estilos e épocas, desde o barroco (Vivaldi, Bach e Telemann), classicismo (Haydn, Mozart, Beethoven), romantismo (Schubert, Brahms, Dvorak, Tchaikovsky, Mussorgsky) até ao modernismo (Debussy, Schoenberg, Stravinsky, Prokofiev, Shostakovich), sem esquecer a produção contemporânea portuguesa por Eurico Carrapatoso e Luís Carvalho e a estreia absoluta de obras de Luís Soldado e Sérgio Azevedo.

Programação do FIMA

O concerto de abertura do FIMA, intitulado “Ode à Alegria”, acontece a 18 de março, no Teatro das Figuras em Faro, com a Orquestra Clássica do Sul (OCS). No mesmo mês realizam-se ainda dois concertos com a OCS, a 25 no Teatro Mascarenhas Gregório em Silves, com o programa de música de câmara “Noite Transfigurada”, e, no dia 31, o evento “Food Symphony” com o Chef Osvalde Silva e a OCS no Conrad Algarve (situado na Quinta do Lago), parceiro deste festival.

Em abril e maio, além da OCS, estão integrados na programação do FIMA a Academy of Ancient Music (Reino Unido), os pianistas Jean-Bernard Pommier e Constantin Sandu, o Coro de Câmara Lisboa Cantat, o Quarteto de Jerusalém (Israel), a Orquestra da Extremadura (Espanha), o Quinteto Carion (Dinamarca), a Companhia de Dança do Algarve, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Quarteto de Matosinhos (Portugal).

O festival percorre a região algarvia, nomeadamente Faro, Silves, Lagos, Tavira, Loulé, Lagoa, Castro Marim, São Brás de Alportel e Albufeira, ao abrigo do programa 365 Algarve.

Entre 1977 e 2009, o FIMA contou 31 edições.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.