Fatura da Sorte. Governo desviou dinheiro do IVA para pagar os Audi, diz o Tribunal de Contas

ouvir notícia

.

O Governo “retirou indevidamente dinheiro às receitas de IVA de 2014” para financiar a Fatura da Sorte, o concurso lançado no ano passado como instrumento de combate à economia paralela e evasão fiscal através de incentivos aos contribuintes, noticia o jornal “Correio da Manhã“ na sua edição desta segunda-feira.

De acordo com o diário, é o próprio Tribunal de Contas quem aponta o dedo ao uso indevido de receitas do IVA, no valor de 6,8 milhões de euros, para pagar as despesas do sorteio que atribui um Audi por semana.

O relatório do Tribunal de Contas (TC), na sequência de uma auditoria às contas de 2014 da Administração Central, conclui que as verbas foram retiradas “à revelia de princípios e regras orçamentais”, refere o jornal.

- Publicidade -

A justificar esta posição, o TC refere que lei “impõe a universalidade e a não compensação de receitas e despesas, bem com a regra da não consignação de produtos das receitasà cobertura de determinadas despesas”.

Assim, os gastos com a Fatura da Sorte devem estar previstos e devidamente inscritos no Orçamento de Estado, o que há terá acontecido em 2015, mas no ano passado essa despesa, próxima dos 7 milhões de euros, foi suportada pela subtração de uma parcela da receita de IVA.

Em 2014, a Fatura da Sorte permitiu ao Governo atribuir 45 carros. Este ano, o fisco entregou 33 veículos.Os preços de mercados da viaturas sorteadas varia entre os 38 mil e os 50 mil euros.

RE

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.