Exposição transporta visitantes a Aljezur dos anos 73 e 74

ouvir notícia

.

“Aljezur, Recordar o Passado” é o nome da exposição de fotografias que está patente, até ao próximo dia 31 de agosto, na sede da Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur (ADPHA).

A mostra é composta por cerca de vinte imagens de monumentos e locais emblemáticos do concelho de Aljezur, tiradas na década de 70.

“A presente exposição transporta-nos aos anos de 1973 e 1974. Nas fotos obtidas por um nosso associado, leva-nos a descobrir Aljezur, hoje, nalguns locais com profundas alterações, quer urbanísticas, quer ambientais, quer mesmo históricas”, salientam os responsáveis da ADPHA.

- Publicidade -

Os promotores desta iniciativa realçam ainda alguns aspetos curiosos desta exposição, que dá conta da evolução de alguns locais, como o local onde outrora se realizava a feira e os mercados de gado, o Largo da Igreja Nova, hoje Largo 1º. de Maio, a antiga Rua de Lagos, hoje Rua 25 de Abril, ou a encosta do castelo, outrora despida de qualquer vegetação, hoje com iluminação e densa vegetação. “Estas imagens recordam-nos um passado de pouco mais de quarenta anos”, frisa a organização, dando ainda como exemplo a destruição de casas seculares no centro histórico de Aljezur, como foi o caso da Casa Cabral, exemplar arquitetónico oitocentista, com janelas de guilhotina viradas a nascente, que ocupava todo o quarteirão constituída pela Rua de Lisboa, Largo do Pelourinho e Largo 5 de Outubro. “Dessa casa nada resta”, lembram.

“E que dizer ao Largo da Igreja Nova despido de carros, ou às terras agrícolas envolventes à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Alva, que se encontram totalmente urbanizadas! Aqui construíram novos bairros, rasgaram arruamentos, edificaram-se edifícios públicos: centro de saúde, paços do concelho, bombeiros voluntários, junta de freguesia, unidade de cuidados continuados, ou novas superfícies comerciais e outros equipamentos, como é o caso da escola básica”, sublinha a organização.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.