Estudo sobre “saque de Faro” apresentado em Vila do Bispo

ouvir notícia

José António Martins quer encontrar e estudar a livraria saqueada em Faro, há mais de 400 anos

No próximo dia 16 de julho, pelas 16h00, José António Martins apresenta o projeto de investigação “A Biblioteca do Bispo D. Fernando Martins Mascarenhas e o Saque de Faro (1596)”, iniciativa que irá decorrer no Centro de Interpretação de Vila do Bispo.

Trata-se de um estudo sobre um episódio ocorrido no ano de 1596, quando o conde de Essex, Robert Devereux, assaltou a cidade de Faro. Depois de incendiarem e saquearem a cidade, o corsário inglês e as suas tropas levaram para Inglaterra o valioso espólio da biblioteca do bispo do Algarve, D. Fernando Martins Mascarenhas (1548-1628), que reunia raras e importantes obras, algumas delas únicas no mundo. No conjunto desses livros encontram-se dois documentos do século XV raros e de especial importância para a história e mentalidade europeias.

O prelado foi uma das figuras mais notáveis da cultura portuguesa do seu tempo e a sua biblioteca era composta por obras de grande destaque. Depois de ter sido levada para Londres, em 1602, foi incorporada na Bodleian Library, situada em Oxford.

- Publicidade -

Foi este acontecimento que deu origem a uma investigação que está em curso e que está a ser levado a cabo por José António Martins, mestre em História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Além deste projeto, José António Martins é, ainda, autor de várias obras sobre a presença do Infante D. Henrique no Algarve, sobre a história dos brinquedos e sobre história local, que serão, também, dadas a conhecer a todos os interessados.
A entrada é livre.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.