Estudantes da Universidade do Algarve desenvolvem snooker tecnológico

ouvir notícia

.

Foi no ano passado que um projeto de dois alunos da Universidade do Algarve, Luís Sousa e Ricardo Alves, tornou-se num fenómeno imediato da Internet, intitulado “PoolLiveAid”, que visa ajudar os jogadores de snooker a melhorar as suas performances

Jogar snooker nunca foi fácil, sobretudo para alguém com pouca experiência, podendo até tornar-se num jogo algo frustrante. Em todas as variantes do bilhar é necessária uma precisão cirúrgica se pretendemos atingir um nível razoável de jogo.

Se acha que apenas no computador é que poderemos obter uma verdadeira noção das linhas e respetivos ângulos que uma determinada jogada de snooker pode assumir, chegou no ano transato a solução para, um dia, se poder dirigir à mesa cheio de confiança, sem receio de falhar.

- Publicidade -

Dá pelo nome de “PoolLiveAid” e é um método inovador que permite identificar, em tempo real, todos os ângulos e diferentes formas de realizar jogadas através do uso de uma tecnologia inovadora. Apresentado por dois alunos da UAlg, que se encontravam a tirar o mestrado em Engenharia Elétrica e Eletrónica do Instituto Superior de Engenharia da universidade algarvia, este projeto tornou-se imediatamente viral na Internet, atingindo só na primeira semana do mês de março do ano passado no YouTube cerca de 900 mil visualizações, contando agora com mais de um milhão e meio.

Foi também recentemente alvo de uma reportagem da SIC, na conhecida rubrica “Futuro Hoje”, onde Luís Sousa e Ricardo Alves tiveram a oportunidade de expor o seu projeto na Futurália 2014, a maior feira anual dedicada à educação, formação e empregabilidade, na FIL em Lisboa. Tudo isto veio dar a este projeto uma exposição ainda maior.

Sistema permite prever o movimento da bola

Utiliza-se uma câmara fixa, denominada de Kinect que faz parte do sistema da consola XBox da Microsoft. É colocada no teto por cima da mesa de jogo, que permite identificar claramente os limites da mesma. Posteriormente, localiza a posição da bola e o ângulo do taco de snooker, para depois se projetar na mesa as diferentes consequências das decisões do jogador, tendo em linha de conta a direção do taco. De forma a prever o movimento da bola, o sistema funciona em tempo real, calculando e projetando as trajetórias da bola na mesa, através de uma linha de luz. O programa pode também funcionar com uma webcam de alta resolução e um projetor que se possa adequar a qualquer mesa de bilhar.

Ricardo Alves explicou o enorme sucesso deste projeto, que se deveu, em parte, ao fator surpresa, referindo que “acho que surpreendemos muita gente, quando dissemos que íamos fazer isto, acharam que não era possível. As redes sociais também nos ajudaram muito a dar a conhecer o projeto”. Todo este sucesso inicial levou também à já aqui mencionada exposição do projeto na Futurália e da reportagem feita pela SIC.

Este sistema não passa ainda de um protótipo, mas a visibilidade do “PoolLiveAid” não tem deixado os amantes da modalidade indiferentes. É mais direcionado para jogadores inexperientes, porém já se encontra em desenvolvimento uma nova fase do projeto, que irá visar as consequências que o efeito (tacar mais abaixo, por cima ou dos lados) na bola branca possa ter nas outras bolas e nas tabelas, algo que também certamente irá agradar jogadores mais experientes.

O conceito é deveras interessante e inovador, pelo que já se encontra patenteado pelos dois estudantes, os quais mostram o seu claro interesse em “comercializar esta ferramenta”. Países tão distantes como a China e a Rússia já se mostraram bastante curiosos e interessados num produto de qualidade profissional, algo que evidencia bem a dimensão global que este projeto tem vindo a ganhar desde há um ano para cá.

André Santos/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.