Encerramento de passagem de nível acende a polémica em Olhão

ouvir notícia

.

A REFER encerrou ontem a passagem de nível pedonal localizada junto à estação de Olhão, e sobre a passagem inferior, na Avenida Dr. Bernardino da Silva, passando o atravessamento da via-férrea a efetuar-se exclusivamente pela referida passagem inferior.

De acordo com a empresa que gere a rede ferroviária nacional, a adoção desta medida visa “a segurança dos utilizadores, garantindo que a população efetua sempre o atravessamento da via-férrea de forma segura”.

No entanto, a decisão da REFER está a causar polémica na cidade de Olhão.

- Publicidade -

O presidente da Câmara Municipal, António Pina, manifestou, em carta enviada ao presidente do Conselho de Administração da REFER, o “desacordo absoluto do Município de Olhão” relativamente ao encerramento na noite de ontem da passagem de nível (PN) de peões, na Av. Bernardino da Silva, considerando-a “manifestamente lesiva do interesse público, em particular da segurança e mobilidade dos cidadãos Olhanenses”.

O autarca refere que “é incompreensível a decisão unilateral de encerramento da PN, que para além de causar enorme transtorno aos olhanenses que diariamente utilizam esta PN para fazer a normal e inevitável ligação entre as principais artérias da cidade de Olhão, é extemporânea atendendo ao desenvolvimento das reuniões de trabalho entre o Município e a REFER”.

António Pina defende que deveria ter sido assegurada “uma solução compatível com as necessidades dos cidadãos e com a prossecução do interesse público”. E acrescenta as “insuficientes condições de utilização da passagem inferior” que ainda se verificam, já que “as inclinações são muito superiores ao permitido pela legislação aplicável às acessibilidades das pessoas com mobilidade condicionada”.

O autarca refere-se ainda ao “perigo real e iminente de inundação rápida em época de maior pluviosidade, o que coloca em causa a segurança das pessoas que utilizarem esta passagem, mormente dos idosos, das crianças e das pessoas com mobilidade reduzida”.

O presidente da Câmara de Olhão recomenda ao responsável pela REFER que “revogue o ato não fundamentado de supressão da PN e reponha, com um reforço das medidas de sinalização, a circulação pedonal neste atravessamento legal, para garantir a segurança e a mobilidade dos cidadãos Olhanenses”.

“Muro de Berlim”, considera o PS

Entretanto, o secretariado do Partido Socialista (PS) de Olhão também repudiou a “decisão unilateral” da REFER.

“Estamos perante um ‘Muro de Berlim’ que irá dividir a Cidade em duas, tornando a travessia dos olhanenses idosos e dos cidadãos com dificuldade motora,
extremamente difícil”, consideram os socialistas.

O PS de Olhão demonstra também preocupação relativamente ao inverno, já que “em alturas de condições atmosféricas adversas há a tendência do túnel ficar inundado impossibilitando a sua travessia”.

“Durante mais de 20 anos, não existe referência a qualquer acidente naquela travessia e por isso consideramos que existem outros pontos negros nas linhas da REFER que deveriam ter essa atenção em vez de estarem a limitar a mobilidade em Olhão”, refere o PS de Olhão.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.