Empresários partem para Milão animados com o aumento das encomendas nos últimos meses

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Os empresários portugueses de calçado partem para a maior feira do setor, em Milão, com otimismo renovado pelo aumento das exportações e das encomendas nos últimos meses, que está a motivar a contratação de trabalhadores.

“Os sinais que temos recebido antecipam uma boa feira”, disse hoje à Lusa o presidente da Associação dos Industriais de Calçado (APICCAPS), realçando a inversão da tendência de queda das exportações de calçado português, que entre abril e junho aumentaram 4,3 por cento, para 284 milhões de euros.

Em declarações à Lusa, Fortunato Frederico, dono da marca Fly London, adiantou que “as encomendas estão a crescer”, o que, revelou, vai apressar a abertura da nova fábrica do grupo Kyaia, em Paredes de Coura, para “conseguir responder ao aumento da procura”.

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Já “contratámos perto de uma dezena de pessoas e até ao fim do ano vamos empregar pelo menos mais 20 trabalhadores”, adiantou à Lusa o empresário.

Miguel Abreu, da Abreu e Abreu, disse à Lusa que “depois da angariação de novos clientes na GDS [a primeira feira da temporada em Dusseldorf] que correu muito bem, a expetativa é a melhor”.

De acordo com o empresário, que produz em ‘private-label’ e tem a marca a marca própria Goldmud, “as expetativas são de crescimento de forma que foi necessário reforçar a linha de produção com mais 16 pessoas nos últimos 15 dias”.

“Há cada vez mais encomendas e fecharam algumas fábricas a que subcontratávamos a produção”, justificou Miguel Abreu, adiantando que vai “continuar a aumentar o número de trabalhadores para responder às encomendas”.

A delegação portuguesa que, a partir de domingo e até quarta feira, apresenta as suas propostas na maior feira de calçado, a Micam, em Milão, integra 78 empresas, que empregam cerca de 6.000 pessoas e geram um volume de negócios de cerca de 420 milhões de euros.

A presença na MICAM insere-se na estratégia de promoção internacional do calçado português, a grande prioridade do setor, que em 2009, comercializou em 132 mercados, mais 20 do que em 2005.

A União Europeia continua a ser o principal destino dos sapatos ‘made in Portugal’, com a França, a Alemanha e a Holanda como principais mercados das exportações nacionais.

De acordo com a APICCAPS, que já apresentou ao Programa Compete o plano para 2011, a promoção externa vai ser reforçada com ações previstas para 16 países, “o maior número de sempre”, com o objetivo de abordar novos mercados e assim diversificar o destino das exportações nacionais.

A Austrália e a Turquia são duas novas apostas do plano de promoção para 2011, que aponta “o elevado poder de compra da Austrália” e “a emergência de uma classe média e alta na Turquia” como atrativos para a indústria portuguesa.

AL/JA

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