Em 24 horas, 70 mil curdos fugiram da Síria e refugiaram-se na Turquia

ouvir notícia

.

São já 70 mil os curdos sírios que tiveram de deixar as suas cidades e entrar na Turquia, dada a intensidade dos combates entre os militantes do grupo Estado Islâmico e os militantes curdos. O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) anunciou que vai reforçar o apoio ao governo de Ankara.

“O ACNUR está a reforçar os seus esforços de ajuda ao governo da Turquia para auxiliar os cerca de 70 mil sírios que fugiram para a Turquia nas últimas 24 horas”, adiantou a organização, num comunicado publicado na noite de sábado citado pela Lusa. O Alto-Comissariado diz ainda que o “governo turco e o ACNUR preparam-se para a possível chegada de centenas de milhares de refugiados nos próximos dias”, enquanto os combates continuarem.

A Turquia abriu na quarta-feira as suas fronteiras aos refugiados sírios que, na quinta-feira, começaram a abandonar a localidade de Ain al-Arab, cercada pelos combatentes do grupo extremista sunita Estado Islâmico.

- Publicidade -

Ain al-Arab, a terceira maior cidade curda da Síria, tinha sido relativamente poupada pelo conflito na Síria e chegou a servir de abrigo a cerca de 200 mil sírios deslocados, refere a ONU. Mas o recente aumento da atividade dos jihadistas do Estado Islâmico na região e o cerco que fizeram à cidade, levou muitos moradores a fugirem, principalmente curdos.

Um político turco pró-curdo visitou a cidade de Ain al-Arab e descreveu à Reuters a violência que se vive. “Mais do que uma guerra, é uma operação genocida.” Ibrahim Binici disse que os militantes do Estado Islâmico andam de cidade em cidade e decapitam os habitantes. “É verdadeiramente uma situação vergonhosa para a humanidade”, disse, apelando à intervenção internacional.

Em comunicado, António Guterres, Alto-Comissário do ACNUR diz ainda que o “fluxo massivo” de refugiados “mostra a necessidade de mobilizar a ajuda internacional para apoiar os países vizinhos” da Síria. António Guterres felicitou também a Turquia por ter aberto as suas fronteiras aos refugiados sírios.

O ACNUR enviou até ao momento, entre outros bens, 20 mil tendas, 10 mil colchões, cinco mil bidons e duas mil lonas.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.