É mulher e quer ser bispo? Em Inglaterra já pode

ouvir notícia

.

A igreja de Inglaterra surgiu em 1534 quando Henrique VIII, o pai de Isabel I de Inglaterra, quis casar com Ana Bolena, a mãe da primeira rainha daquele país. Henrique VIII ainda estava casado com a sua primeira mulher, Catarina de Aragão, e o Papa não lhe anulou o casamento como ele desejava.

Zangado, o colérico monarca que haveria de condenar Ana Bolena ao cadafalso, impôs a rotura com Roma fundando uma nova igreja.

Quatrocentos e oitenta anos depois da Igreja da Inglaterra ter sido criada, esta instituição permite finalmente a ascenção das mulheres ao ‘cargo’ de bispos já a partir do final deste ano, início do próximo.

- Publicidade -

Rompem-se assim “quase 2000 anos de tradição e terminam 20 anos de compromissos difíceis desde que as mulheres foram autorizadas a ser padres em 1994”, escreve o jornal “The Guardian”.

Depois do chumbo de 2012, o Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, iniciou uma batalha diplomática que conduziu à aprovação desta medida histórica.

A agência Lusa refere que a votação foi feita pelas diferentes “casas” da igreja, tendo a Câmara dos Bispos votado 37 a favor, dois contra e uma abstenção, a Casa do Clero teve 162 votos a favor, 25 contra e quatro abstenções e a Câmara dos Leigos 152 a favor, 45 contra e cinco abstenções.

O “The Guardian” lembra que o processo legislativo não estará completo antes da próxima reunião do sínodo, em novembro, continuando a não ser legal colocar mulheres na lista para preencherem vagas de bispo até lá.

A primeira mulher bispo deve ficar em Gloucester. Seguir-se-ão Oxford e Newcastle. A medida ainda tem de ser debatida no Parlamento britânico, depois será aprovada pela rainha Isabel II, e em novembro regressará ao sínodo para formalizar a sua entrada em vigor.

A decisão da Igreja de Inglaterra não vincula as igrejas anglicanas de outros países a permitirem a existência de mulheres bispo. A Igreja de Inglaterra é a mãe igreja da Comunhão Anglicana global e é seguida por cerca de 80 milhões de pessoas, em mais de 165 países.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.