Dois velejadores do CN Portimão sagram-se campeões nacionais

ouvir notícia

.

Martim Anderson e Marta Roque, do Clube Naval de Portimão, sagraram-se campeões nacional de vela, nas classe Laser Radial e Laser 4.7, respetivamente, no XXV Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto, que terminou no sábado em Tavira.

Inês Sobral, da Associação Naval do Guadiana, alcançou a segunda posição na categoria feminina da classe Laser Radial, enquanto Jaime Guerreiro, também do clube vila-realense, foi terceiro na categoria masculina da mesma classe.

O destaque do dia passa ainda por Santiago Sampaio, do Clube Naval de Portimão, que superou José Cunha, do Clube Naval de Leça, na luta pela vaga no Campeonato Mundial da Juventude ISAF, atribuída ao 1.º classificado no escalão júnior em Laser Radial. Santiago foi 3.º classificado na geral, imediatamente atrás de Pedro Costa, do Clube de Vela de Lagos.

- Publicidade -

A prova, organizada pela Federação Portuguesa de Vela e pelo Clube Náutico de Tavira, com o apoio da Associação Regional de Vela do Sul, foi também o evento teste e Prova de Qualificação da Selecção Nacional para o próximo Campeonato do Mundo da Juventude ISAF, a realizar também em Tavira, entre 12 e 19 de Julho.

“Foi até à última regata, sabia que estava a dois pontos do primeiro e apenas com dois pontos de vantagem para o terceiro, mas disse a mim próprio que ia dar tudo e consegui. Agora vou passar para o Standard, onde estão os melhores de Portugal, como o Gustavo Lima”, declarou Martim Anderson, do Clube Naval de Portimão.

O seu colega de equipa, Santiago Sampaio, sublinhou a dificuldade da competição: “Foi mesmo difícil, não comecei bem, algumas regatas essenciais correram-me mal e foi até ao último bordo. Felizmente o vento hoje subiu a tempo e deu para fazer uma regata mais forte. Até ao Mundial vou treinar, já conheço o local e vou tentar aproveitar essa vantagem, no entanto sei que a concorrência vai ser forte”.

Marta Roque, por seu turno, não escondia a felicidade pelo êxito alcançado: “Sinto-me muito contente, foi uma boa disputa, um bom campeonato e muito competitivo, quer nas raparigas, quer na geral. O último dia era decisivo e o aumento de vento acabou por me ajudar a chegar ao primeiro lugar”.

A dupla Diogo Pereira/Manuel Macedo, do Clube Naval de Cascais, em 420, e Henrique Brites, do mesmo clube, em 4.7, sagraram-se campeões nas respetivas classes. No sector feminino, a dupla Teresa Camelo/Helena Oliveira, também do Clube Naval de Cascais, é campeã nacional da classe 420.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.