CRÓNICA DE FARO: Um homem singular

Opinião de João Leal

Já realizou mais de 12 mil intervenções cirúrgicas, desde que há 28 anos veio, de uma forma algo inédito radicar-se nesta cidade, que no seu dizer – “Faro, para mim representa a cidade onde nasci e que há muitos anos deixei em África”. Uma eminente personalidade da medicina, de modo relevante no que à cirurgia comporta e que espalhou o seu sentido nato de Servir, um ADN específico que desde o momento inicial de vida sempre acompanhado (social-Bombeiros Voluntários e Misericórdia de Faro; cívico – Assembleia Municipal e outras instituições; desporto- Sporting Farense, Ginásio Clube Naval, Aero Clube de Faro e Associação de Futebol do Algarve); profissional (a par da atividade clínica, as várias direcções exercidas quer no Hospital Distrital de Faro, como no Centro Hospitalar do Algarve e, após a aposentação, continua num quotidiano do saber, do querer e do ser útil, em unidades privadas, como ora sucede quer em Faro como em Montechoro, sem esquecermos a sua acção na Escola Superior de Enfermagem e na Universidade do Algarve, estendendo esta actividade pedagógica à formação de especialistas e ao transmitir constante. Curiosamente não pare apesar do esforço titânico desenvolvido em cada dia para quem os dias não têm horas, porque o doente – cidadão seu irmão dele necessita.

Referimo-nos ao Dr. António Manuel Gomes Ferreira, que há dias em reunião festiva do Rotary Clube de Faro e conforma os regulamentos do movimento universal criado em 1905 em Chicago por Paul Harris, foi proclamado, após votação secreta e por unanimidade “O Profissional do Ano 2015”.

Foi como que um reconhecimento havido de toda a cidade e porque não e com justiça o afirmarmos de todo o Algarve a quem generosa e humanamente tem “dado de si sem pensar em si”.

Aliás a presença do Dr. Rogério Bacalhau (presidente da Câmara Municipal de Faro) concretiza esse mesmo sentido abrangente universalista e que definiu o Dr. Gomes Ferreira pela “sua frontalidade, a liberalidade e liberdade do seu pensamento e a plena defesa daquilo em que acredita”, aplicando-lhe de forma bem definida o lema da Governadoria Rotária (ano de 2015/16) “seja um presente para o mundo”.

Estas palavras tiveram a devida concretização, quando ao usar da palavra o presidente do mais que cinquentenário e decano dos seus congéneres algarvios (fundado em 1961), professor Ilídio Mestre impôs aos “Profissional do Ano” um dos dois emblemas que o Governador do Distrito Rotário 1960, lhe entregara com destaque para o lema definidor do programa: “Seja um presidente para o Mundo”.

Foi de forma algo inesperada que o Dr. Gomes Ferreira veio para Faro integrado no contigente médico da “Operação Algarve Seguro”, a que voluntariamente e ele que nascera em Moçamedes (18 descolonização. Para aqui veio e para bem de todos nós e da saúde das gentes e dos residentes no Algarve aqui se fixou e que, como fez questão de reafirmar: “Ainda tenho muito para dar a Faro”.

Dr. António Manuel Gomes Ferreira, “Profissional do Ano 2015” do Rotary Clube de Faro, uma honra que a todos nos envolve e que traduzimos no simples, sincero e de todo o coração “obrigado Doutor”!

João Leal

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.