CRÓNICA DE FARO: Um crescer económico

Aquilo que mais se pode desejar este Ano Novo, ora iniciado é, em relação à capital da região algarvia, com os votos das maiores felicidades para os seus habitantes, o desenvolvimento económico, que o mesmo é dizer surjam novas indústrias e um novo crescer nos mais diversos setores. Assim aconteceu há quatro séculos quando, por “graça del Rei D. João III, o Piedoso” Faro foi elevada à categoria de cidade e o burgo conheceu todo um crescimento que fez dela a sede administrativa do então “Reyno dos Algarves”.
A proximidade com o Norte de África, a plena navegabilidade da Ria, as riquezas endógenas dos terrenos em derredor (as Campinas foram até há poucas décadas considerados dos melhores terrenos agrícolas do País, conforme escreveu o saudoso cientista e político professor Henrique de Barros), as unidades fabris que surgiram com aproveitamento dos produtos locais (alfarroba, cortiça, vinhos, etc), a fixação de novos investidores, entre os quais os judeus que regressaram depois da sua expulsão e que deixaram obra e história assinaladas na cidade, foram fatores, que determinaram de forma insofismável para o crescimento de Faro.
A Universidade, tem-no demonstrado internacionalmente, conquistando em cada dia mais e mais prestígio científico, é um elemento decisivo neste dossier “desenvolvimento de Faro”. A ciência e os seus frutos pode e devem ser decisivos para a nova capital algarvia e constituir um elemento decisivo para que um outro californiano “south valley” surja.
A construção e reparação navais têm marcado espaço no processo, tal como o turismo, que não pode nem deve constituir uma monocultura económica, mas parte de um plano para que haja mais riqueza, progresso e desenvolvimento.
Sem o crescer em termos de economia teremos uma cidade amorfa, vivendo dos serviços públicos e toda a população farense e arredores não evolui em termos sociais, como é o voto e o desejo maiores que formulamos para 2018! Feliz Ano!

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.