CRÓNICA DE FARO: O merecido ouro para o farense Rui Machado

Opinião de João Leal

 

 

Rui Machado é um nome insuperável na história do ténis português já que, a 3 de Outubro de 2011 atingia a 59.ª posição, a melhor de sempre ocupada por um tenista nacional, no prestigiado ranking do ATP Chalenger (Associação Mundial de Tenistas Profissionais). Se é certo que esta liderança pertence agora ao também destemido atleta João Sousa, a rondar a 30.ª posição, o feito alcançado por este algarvio a todos nos encheu, então de justificado orgulho, como hoje enaltece a terra onde há 32 anos nasceu. Há meses, no mediático court central do Jamor, Rui Machado anunciou o fim da sua carreira profissional de 18 anos de assinalados êxitos por esse mundo fora. Declarou, a propósito: “Esta decisão foi muito ponderada, mas é a maneira que eu sinto estar fiel a mil próprio” regozijou-se “por ter cumprido o sonho de qualquer criança quando começou a jogar ténis”
Não queremos deliberadamente, não pudemos sob pena de trairmos a verdade que sempre hemos prosseguido, nem devemos já que tal é grosseira e indesejável omissão, esquecer o que representa o Clube de Ténis de Vila Real de Santo António para o Rui Machado, onde menino e moço e já jovem conquistou vários e importantes títulos, para o ora retirado campeão nutre pela dinâmica agremiação vilarealense.
Entendeu a Câmara Municipal de Faro, em hora de feliz inspiração o cometendo, de distinguir o que, durante um quinquénio foi o “melhor tenista português de sempre”, de distingui-lo com a “Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro”, um agradecimento da Cidade Mãe a quem se prestigiou e a soube honrar.
Rui Machado não acreditamos que abandone a modalidade em que se distinguiu e distinguiu o Algarve e Portugal. Muito tem ainda para dar, quer nos aspectos táticos como estratégicos e de formação, como o comprovam as suas doutas e sapientes palvras na hora de anunciar a despedida: “Foram muitas horas de treio, muitos jogos, muitas vitórias, muitas derrotas”!
Parabéns Rui e parafraseando o sempre lembrando jornalista algarvio José Mealha: Faz o favor de ser feliz”, porque bem o mereces!

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.