CRÓNICA DE FARO: Há quase um século – “Algarve: Jardim da Europa”

Foi há quase cem anos que a emblemática revista com um lugar assinalado no historial da imprensa portuguesa “Ilustração Portuguesa” incluía dois textos de inegável valor para a nossa região e que bem mereciam fossem de novo e num dos jornais atualmente existentes publicados pela verdade que comportam e pelo hino de encanto, beleza e valia com que enaltecem a terra sulina. Ambos do escritor Sousa Costa, com muitas e variadas reproduções fotográficas de várias zonas do Algarve assim como de carvões, óleos e desenhos assinados por esses prestigiados artistas que foram mestres Carlos Lyster Franco, Samora Barros, Falcão Corte Real e Rocha Vieira. Na sua edição de 22 de Março do ano de 1920 (II Série n.º 735) tivemos o genuíno “gozo regional” de ler o artigo “Lenda das Amendoeiras” em consonância com o fenómeno natural que foi cartaz turístico maior da “Terra do Sul e do Sol”. Do mesmo extraímos o derradeiro parágrafo: “E em memória da princesa cativa, que ressuscitou ao milagre da neve algarvia, a neve adotou como próprios dons heráldicos da sua luminosa mocidade – o luar das suas mãos e a aurora da sua boca, o esplendor carnal das suas espáduas e o rosa leite dos bicos dos seus seios”.

Esta mesma histórica publicação portuguesa publicava na sua edição de 19 de Abril daquele mesmo ano (II Série n.º 739) e em 4 páginas o artigo “Algarve: Jardim da Europa” do mesmo consagrado autor e com fotografias de Estoi, Coiro da Burra, Faro, Caldas de Monchique e reprodução de óleos de Samora Barros sobre a paisagem algarvia. Nele se diz: “Céu de eleitos – imensa campina de miósotis. E do seio azul derrama-se a quentura dum ninho, a luz duma apoteose, a suavidade de um afago”. Belo, admiravelmente belo o génio como é descrita a nossa região mãe!

Vieram estes textos antológicos ao nosso conhecimento graças à amizade e companheirismo rotário e concretizada pela plena e total dedicação ao Algarve do douto e culto José Manuel Patrício Lemos da Silva (Rotary Clube de Alcobaça) que os enviou, tal como muitos outros que nos importam, ao “farense”, nascido em São Brás de Alportel, Henrique Luís Brito Figueira.

Uma dezena de páginas que há quase um século uma revista de projeção internacional dedicou, pela pena de Sousa Costa à como lhe chamou “Algarve: Jardim da Europa”.

João Leal

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.