CRÓNICA DE FARO: “Ali bi, Ali bá”

 

E o velho grito, o clamor de tempos idos voltou a ouvir-se na Escola Tomás Cabreira, como durante décadas quer nas instalações da Rua do Município e Largo da Sé ou nas dependências junto à Alameda da João de Deus, onde tantas e tantas histórias, de amor e outras aconteceram envolvendo os “costeletas”. Mais de uma centena de antigos alunos vindos de todo o país reuniram-se no almoço comemorativo de mais um aniversário da sua Associação, uma das mais dinâmicas e prestigiadas na Lusitana Grei, desta feita o 26º desde que o grupo sob a liderança do sempre presente, em espírito e saudade, professor Américo, oficializou a instituição.

Foi nos tempos em que presidia ao Conselho Diretivo da Escola o prestigiado mestre, de há muito aposentado Dr. Francisco Xavier da Silva St. Aubyn, que aqui veio para se efetivar e aqui se quedou desde 27 de junho de 1973, exercendo uma notável ação pedagógica, didática e cívica e merecendo o respeito, a estima e o apreço de toda a comunidade”, que como referiu durante o repasto “a escola efetivamente o é”. Daqui o haver sido da maior justiça a direção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira ter designado este ano, como patrono do prémio destinado a distinguir o aluno com mais elevadas classificações em 2015/2016, e que foi recebida por uma brilhante jovem farense, a Laura Afonso Carepa Dias, atual aluna do Mestrado Integrado de Engenharia Biológica no Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Contando 18 anos de idade, dotada de invulgares qualidades de inteligência, empenho e aplicação alia a este relevantes fatores uma notória simplicidade e apreciável beleza, que no seu testemunho apontou a frequência na sua Escola (“nunca pus outra hipótese de frequentar outra escola… e hoje reconheço que foi a melhor escolha” e que teve o aval merecido elogio que lhe foi feito durante o significativo ato da entrega do prémio “Dr. Francisco Xavier da Silva St. Aubyn” pela dedicada diretora do Agrupamento Escolar, Dr.ª Ana Paula.

O lema associativo de “Vitalidade, Solidariedade, Fraternidade” viveu-se neste encontro 26º aniversário da Associação a cada instante pelos “costeletas” presentes, bem expresso no ânimo com que se gritou: “Ali bi, Alá bá, Escola, Escola, Escola, Urrah, Urrah, Urrah…”!

João Leal

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.