Criadores de joalharia mostram as suas obras no Algarve

ouvir notícia

A mostra pode ser visitada a partir de outubro e até março do próximo ano, em Faro e S. Brás de Alportel (FOTO: Stills p/ Corpo Restrito)

A partir do próximo dia 11 de outubro, a região algarvia vai acolher a exposição “Corpo Restrito – Evento de Joalharia Contemporânea de Autor”.

Trata-se de um projeto artístico concebido pelo mestre joalheiro Filomeno Pereira de Sousa que coloca em diálogo a joalharia contemporânea de autor e a fotografia.

Do projeto resultará uma exposição que circulará por um conjunto de locais da região, estando prevista também a edição de um catálogo.

- Publicidade -

A mostra pode ser visitada de 11 e 18 de outubro no Palácio do Tenente (Faro), de 23 de outubro a 29 de novembro nas Ruínas de Milreu (Estoi, Faro) e de 11 de dezembro a março de 2015 no Museu do Trajo de S. Brás de Alportel.

Enquanto mentor do projeto, o mestre joalheiro Filomeno Pereira de Sousa pretende chamar a atenção para “o corpo e a sua relação com os novos conceitos de joalharia de autor e de joalharia contemporânea, colocando-os em confronto com outras formas de arte”.

“Corpo Restrito parte de um desafio lançado a joalheiros, escultores, cenógrafos, e outros artistas plásticos para que arrisquem explorar a criação de jóias contemporâneas enquanto objetos artísticos, com conceitos personalizados, e a partir de qualquer técnica ou material, no pressuposto de pensar estas peças enquanto esculturas. Neste caso numa relação inversa: não é o corpo que transporta a jóia, mas a jóia que intervém, sobrepõe e conduz o corpo”, explica o responsável.

As peças serão mostradas sobre modelos que são pessoas comuns, rostos anónimos da sociedade algarvia. A exposição será composta por cerca de 25 imagens, captadas pelo olhar e a lente do fotógrafo Vasco Célio.

“Esta é uma iniciativa inédita no país que resulta do estabelecimento em Faro deste consagrado mestre joalheiro, e da sua capacidade de reunir um conjunto de artistas com ligações diversas ao meio das artes visuais, que se encorajaram a levar a cabo esta experiência única e invulgar na região”, explica.

A experiência artística do mestre joalheiro e o reconhecido mérito do fotógrafo Vasco Célio, são uma oportunidade única de acompanhamento aos restantes autores convidados para a criação das peças.

O projeto vai ser apresentado a convidados, artistas e imprensa no próximo dia 3 de outubro, às 21h30, no Teatro das Figuras, em Faro.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.