Considerações

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Não é fácil aguentar Portugal para quem exige do mundo uma cota de inteligência que não seja inferior às das mulheres nos aparelhos partidários. Ser confrontado com alguém que amesquinha o valor histórico de um palacete do século XIX abandonado até às chamas pode parecer coisa restrita a tertúlias de província.
Ouvir um diretor de uma escola secundária argumentar que se optou por não atribuir um patrono à instituição por se entender que a escola pertence à comunidade é coisa de sábios circunscritos, e ainda bem para as comissões toponímicas, aos corredores do ensino. Como se sabe não faltam ilustres defuntos a querer sair do túmulo para cobrar imposto de passagem, ou de memória, nas ruas e estradas do país.
Dar uma volta por uma dessas escolas, onde o Ministério da Educação investiu muitos milhões de euros para que os alunos e docentes não pudessem invocar condições materiais quando se trata de avaliar o aproveitamento escolar, e ver a pintura que a direção encomendou aos alunos de artes para colocar na entrada principal pode ser uma verdadeira descida os infernos.
Se o analfabetismo continua a ser grave no caso das artes é crónico. Basta ver o que se expõe por essas galerias municipais e as mostras que ainda perduram dos artistas concelhios. A limitação geográfico como critério de curadoria, por si só, tem tanta validade como as mostra de artistas com dois dedos na mão esquerda e três na direita.
Que os professores de uma escola secundária façam encomendas de telas onde os alunos representam o melhor que sabem os lugares, edifícios e monumentos mais significativos da cidade pode ser atitude residual no nosso sistema de ensino.  Mas depois olha-se às rotundas de qualquer cidade do país e percebe-se a inutilidade das excursões à Gulbenkian ou a Serralves.
O busto do patrono do aeroporto da Madeira, ou como consideraria o tal diretor da escola secundária, a estátua da cabeça do Cristiano Ronaldo que está no aeroporto de sua propriedade, não é um fenómeno da Madeira.
Por vezes a inclinação é pensar que isto se deve à distância da capital, das universidades onde se estuda pela qualidade de ensino e não pelo life style que as cidades onde elas estão instaladas oferecem.
Depois abrimos um jornal nacional onde se dedicam 4 páginas a um prestigiado advogado e ao acabarmos de ler a entrevista a dificuldade que temos é perceber como existimos ainda como país.
Quando o questionam sobre as elites considera que elas têm alguma responsabilidade no estado das coisas. Duas ou três perguntas depois, o advogado, ele próprio parte dessa elite, a propósito dos nossos governantes diz que tem um teoria. Imagine-se o que este ilustre advogado que se faz fotografar na presença da sua coleção particular de arte contemporânea teve capacidade de formular por si. Os homem gordos tendem para o otimismo ao passo que os magros são mais pessimistas. Teoria dele, já se disse.
Elites que têm a capacidade de pensar assim deixam-nos apaziguados com o lugar onde vivemos. Até para quem habita  nas periferias do pensamento percebe de imediato como pensar com os pés é coisa ordinária entre fronteiras.

Salvador Santos

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.