Comemorações do 25 de Abril começam hoje em Castro Marim

ouvir notícia

Salgueiro Maia, um dos capitães de Abril já falecidos, numa imagem da época

Tendo vista comemorar os 40 anos do 25 de Abril, a revolução que fundou o atual regime democrático e colocou o país na senda do progresso e do desenvolvimento, a Câmara Municipal de Castro Marim assinala a efeméride com um vasto programa cultural e desportivo, que começa esta segunda-feira e decorre até ao próximo domingo.

As comemorações da têm início hoje, pelas 21h00, no auditório da Biblioteca Municipal, com um debate sobre os “40 Anos do 25 de Abril”.

Participam neste debate Carlos Brito, um dos protagonistas de Abril, ex-dirigente do Partido Comunista Português, antigo deputado da Assembleia da República, ex-diretor do Jornal Avante e colaborador do Jornal do Baixo Guadiana, e Teresa Rita Lopes, professora catedrática na Universidade Nova de Lisboa, escritora, uma das maiores especialistas contemporâneos de Fernando Pessoa e vítima do Estado Novo. Também a música marcará presença no debate com “Cantos de Liberdade”, por Afonso Dias.

- Publicidade -

No dia dos 40 anos do 25 de abril, sexta-feira, as celebrações começam às 08h30, na sede do concelho, com a alvorada pela Banda Musical Castromarinense e o lançamento de morteiros, seguindo-se o hastear da Bandeira Nacional, no edifício dos Paços do Concelho e uma largada de pombos.

Ao longo do dia, os sons de Abril vão chegar às principais localidades do concelho através da atuação da filarmónica castro-marinense, com a distribuição de cravos em cartão pintados pelas crianças do concelho.

Em Altura, às 10h00, está marcado o Passeio Familiar de Bicicleta, um convite ativo ao convívio com ponto de encontro na sede do Clube Recreativo Alturense. À mesma hora, mas na Pista Adílio Gomes, haverá uma jornada de atletismo para os amantes da corrida.

O programa de comemorações do 40.º aniversário do 25 de Abril prossegue no Pavilhão Municipal, às 14h00, com a realização da terceira edição do “Campeonato de Bilhar, Bola 8 – Alengarve”. Esta competição, que tem a final marcada para o dia 27 de abril, conta com a participação de mais de uma centena de jogadores do Algarve e Alentejo.

Entre as iniciativas da autarquia está, ainda, o jogo de futebol entre adeptos do Benfica e do Sporting, que irá encerrar as comemorações do dia 25 de abril. O Jogo da Amizade, como é divulgado, realiza-se no campo de futebol 11 de Altura, pelas 15h00.

As comemorações dos 40 anos do 25 de Abril em Castro Marim têm os apoios do Agrupamento de Escolas do concelho, da Banda Musical Castromarinense, do Clube Recreativo Alturense, da Associação Rodactiva, da Associação Desportiva e Cultural de Altura e da Sociedade Columbófila de Castro Marim.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.