Centro de Ciência Viva de Lagos dá “umas luzes sobre morcegos”

.

“Morcegos às Claras” é o título da exposição que está patente no Centro de Ciência Viva de Lagos, até 30 outubro. A mostra pretende dar “umas luzes” sobre este animal muitas vezes incompreendido.

“Sabia que existem cerca de 1200 espécies de morcegos em todo o mundo? E que Portugal tem 27 espécies, representando 40% dos mamíferos do nosso país, estando nove dessas espécies ameaçadas?”. Este é o ponto de partida para descobrir o mundo secreto dos morcegos na cidade de Lagos.

Esta exposição é interativa, com cinco módulos, e explora o curioso mundo dos morcegos, mostrando a sua importância, as ameaças que enfrentam e de que forma podem ser protegidos.

“Os morcegos que existem em Portugal são essencialmente insetívoros, comendo borboletas noturnas, escaravelhos, grilos e outros pequenos insetos voadores, como os mosquitos. Algumas espécies de morcegos comem metade do seu próprio peso em insetos numa só noite, conferindo-lhe um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, como controladores de pragas agrícolas e florestais”, explicam os promotores da exposição.

Um dos principais objetivos da exposição, também passa por alertar para a necessidade de mudança de atitudes e comportamentos negativos associados a estes mamíferos voadores.

NC|JA

You must be logged in to post a comment Login