Centeno desvaloriza declarações do presidente do Eurogrupo sobre possíveis sanções

ouvir notícia

Mário Centeno

Mário Centeno diz que não ficou “de todo” preocupado com as declarações do presidente do Eurogrupo, quando este admitiu a possibilidade de aplicar sanções a Portugal e a Espanha.

O ministro das Finanças desvaloriza e diz que Jeroen Dijsselbloem referiu “simplesmente que há um conjunto de procedimentos europeus que é necessário analisar, cumprir”, adiantando que no Governo “sabemos exatamente do que é que se trata”. Em 2015, Portugal não conseguiu que o défice nominal ficasse abaixo dos 3% do PIB, e derrapou para os 4,4%.

Esta terça-feira, o ministro holandês das Finanças e chefe do Eurogrupo disse haver “sérias razões” para considerar a aplicação de sanções aos dois países ibéricos e que para evitar multas os governos português e espanhol deveriam manter os respetivos Orçamentos na “trajetória certa”.

- Publicidade -

Centeno responde que “o Governo nunca saiu do caminho certo”, que “sabe o que fazer para manter o país numa trajetória de consolidação das contas públicas” e que é preciso ter confiança na execução orçamental.

No final da reunião do Eurogrupo, que se prolongou pela madrugada desta quarta-feira, o ministro português adiantava ainda que o tema das sanções não foi abordado no encontro de parceiros da zona euro.

Questionado sobre se uma eventual capitalização da Caixa Geral de Depósitos poderia fazer disparar o défice de 2016 para cima da linha vermelha dos 3%, Mário Centeno respondeu que por tratar-se de uma operação financeira “a capitalização não tem impacto direto no défice”.

A preocupação do Governo, diz o ministro, é com a estabilização do sistema financeiro e é nesse quadro que dizque poderá vir a ser tomada uma decisão sobre a capitalização do banco público, “em conjunto com as autoridades europeias”

“O que é importante entendermos do lado da capitalização da CGD é a importância que isso tem para o sistema financeiro, para a sua estabilidade e para sua capacidade de financiar a economia”, concluiu.

Susana Frexes (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.