Celeiros de Vila do Bispo vão ser atração turística

ouvir notícia

.

Até aos anos 60 do século passado, Vila do Bispo era conhecida como o “Celeiro do Algarve”, uma vez que o cultivo de trigo ocupava grande parte do território e da atividade da sua população. Porém, com o passar das décadas, houve um gradual desinvestimento e a crise abateu-se sobre a atividade agrícola.

Originalmente construído na década de 50 do século passado, enquanto celeiro de armazenamento dos produtores locais de cereais, no âmbito da estratégia da “Campanha do Trigo”, iniciada pelo Estado Novo em 1929, o edifício dos antigos celeiros de Vila do Bispo vai ser recuperado.

Na semana passada, a autarquia anunciou que já está a decorrer o prazo para apresentação de propostas do concurso público da empreitada designada por “Reabilitação do edifício dos antigos Celeiros em Vila do Bispo”, por um valor que ultrapassa o 1 milhão de euros. O prazo de execução é de um ano.

- Publicidade -

“Os trabalhos a realizar englobam a reabilitação e a ampliação dos antigos celeiros que incluirá uma receção aos visitantes e uma cafetaria de apoio. Trata-se de um espaço expositivo que vai juntar o espólio arqueológico, geológico, paleontológico e natural do concelho, transformando, assim, aquele espaço num equipamento cultural”, adianta a Câmara de Vila do Bispo, que apresentou uma candidatura para cofinanciamento do equipamento cultural ao Programa Operacional Regional do Algarve, para uma comparticipação financeira de 70%.

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.