Castro Marim: Serenata de Tomatito adiada para sexta-feira

ouvir notícia

Tomatito

.

A serenata de homenagem à mãe de Paco de Lucia, pelo guitarrista espanhol Tomatito, que estava inicialmente prevista para esta quinta-feira no Monte Francisco (Castro Marim), integrada no Festival de Lucia, foi adiada para amanhã, sexta-feira, às 19h00.

Três horas depois (22h00), o guitarrista subirá ao palco do Revelim de Santo António, em Castro Marim, para o primeiro dos dois concertos do Festival de Lucia, que pretende homenagear aquele que é considerado o eterno génio da guitarra e o mestre absoluto do flamenco. Recorde-se que a mãe de Paco de Lucia era natural do Monte Francisco

- Publicidade -

O festival prossegue no sábado, também às 22h00, mas no estádio de futebol, com o concerto da fadista Mariza, que é a “madrinha” e embaixadora do evento.

Além da música, o Festival de Lucía abraçou este ano outras expressões artísticas. Na Casa do Sal estará patente a exposição “Memória de Paco de Lucía”, uma exposição virtual dedicada à vida e obra do genial guitarrista. A pintura e a fotografia serão representadas por Carlos Saura, que fará, durante os dois, uma interpretação artística do festival. Carlos Saura dirigiu o filme “Carmen” (1983), com um elenco onde também entrou Paco de Lucía.

Num âmbito mais formativo, o Festival de Lucía acolhe, no sábado, a partir das 18h00, duas ‘masterclasses’. A primeira, pelo jornalista e crítico musical Nuno Galopim, que podemos ler regularmente no Expresso, revista Blitz, Time Out e Metropolis, com o tema “Eurovisão: O artista e a Promoção da sua Geografia”. Segue-se a de “Guitarras do Mundo”, por Henrique Vieira, guitarrista e professor de Educação Musical e de Espetáculo e Multimédia, que irá explorar guitarras acústicas, abrindo um vasto leque de possibilidades através da utilização e fusão de técnicas que, normalmente, não estão relacionadas com determinados géneros musicais.

Enlaçados ainda com o Festival de Lucia estão as atuações do projeto “Amar Guitarra”, em Vila Real de Santo António, e da Academia Gracia Diaz, na Altura.

.

(Notícia corrigida: o concerto de Mariza é no estádio de futebol e não no Revelim de Santo António como referimos inicialmente)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.