Castro Marim: Experiências salinas para rejuvenescer corpo e alma

ouvir notícia

.

Turismo, lazer e saúde em Castro Marim. Nova atração turística resultou de uma iniciativa da empresa Água Mãe que teve o objetivo de promover o sal tradicional de Castro Marim

.

DOMINGOS VIEGAS

- Publicidade -

O projeto começou há cerca de três anos, com a recuperação das antigas salinas da Barquinha, em Castro Marim, e teve o objetivo de promover o sal tradicional daquela localidade. Recentemente transformou-se numa atração turística do concelho. Esta espécie de “spa” natural permite, por exemplo, flutuar nas águas carregadas de sal, cuidar da beleza através das argilas das salinas, desfrutar de massagens e participar em sessões de ioga, entre outras experiências.

“Chamamos-lhe experiências salinas e não ‘spa’, porque trata-se mais da saúde pelos sais do que da saúde pela água. São experiências de banhos minerais”, explica o empresário Luís Horta Correia, da empresa Água Mãe, mentor do projeto.

Flutuar nas salinas “é uma experiência muito relaxante”, garante aquele empresário. O “fenómeno” é em tudo idêntico ao que se verifica no Mar Morto, em Israel. Nas salinas, a concentração de sais ronda os 250 gramas por litro, o que faz com os corpos flutuem. No mar, a concentração de sal ronda os 35 gramas por litro e os corpos não conseguem manter-se à superfície involuntariamente.

O projeto da Água Mãe inclui ainda banhos com argilas. “Há quem coloque sais na banheira, mas aqui é tudo natural. Como nada sobrevive a esta densidade de sal, é tudo puro. As pessoas podem recolher as argilas no fundo da salina, esfregar no corpo para, depois de secar, limpar a pele. Esta argila também tem uma característica exfoliante”, explica Luís Horta Correia.

Estas experiências salinas são complementadas com visitas guiadas para explicar os métodos de produção e a diferença entre o sal tradicional e o industrial. Aliás, estas visitas, em que qualquer pessoa pode participar nas atividades das salinas e ser salineiro por um dia, representaram início deste projeto turístico.

.
.

“O objetivo, mais do que um negócio turístico, foi sempre o de promover o sal tradicional e explicar às pessoas como é que este é produzido. E a melhor forma de o fazer é traze-las cá. Depois, apercebemo-nos que poderia ser uma atividade turística. A ideia dos banhos de água salgada e de argila surgiu mais tarde”, conta o empresário.

Atualmente, o projeto Água Mãe proporciona também massagens, sessões de meditação e de ioga, mas estas por marcação. Porém, a produção de sal, flor de sal e sal líquido, desenvolvida nas restantes salinas, continua a ser a principal atividade da empresa.

“Também temos um bar de apoio, onde o visitante, enquanto relaxa, pode tomar uma bebida e comer alguns pitéus, elaborados com base no sal, entre os quais muxama, conservas, queijos, entre outros. Acaba por ser uma tarde ou uma manhã diferente”, garante Luís Horta Correia.

Os banhos flutuantes e as aplicações de argila custam 5 euros por pessoa e por atividade e o visitante pode desfrutar durante toda a manhã ou toda a tarde. A visita guiada tem um preço de 10 euros. A atividade “Ser Salineiro” custa 15 euros.

As aulas individuais de ioga e de meditação custam 35 e 20 euros, respetivamente, mas apenas 5 euros por pessoa no caso de se tratar de grupos de quatro pessoas ou mais. A massagem completa, com aplicação de argila e esfoliação com flor de sal, custa 45 euros.

As crianças até 14 anos têm um desconto de 50 por cento e as que tiverem menos de cinco anos não pagam. Também há descontos para quem adquirir mais de uma atividade.

.
.

As salinas da Barquinha localizam-se em plena Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António. A referência para chegar à Água Mãe para quem se desloca desde a cidade pombalina é o antigo armazém azul e branco, localizado, à direita, imediatamente antes da entrada em Castro Marim.

O presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, já reconheceu que se trata de “um investimento exemplar, alavancado nos recursos endógenos de Castro Marim, na valorização do nosso património, da nossa história”, bem como “um contributo ao crescimento e desenvolvimento turístico e económico do concelho”.

O projeto turístico da Água Mãe, membro da cooperativa Terras de Sal, foi inaugurado oficialmente no dia 14 de julho, no âmbito da adesão de Castro Marim à marca “Natural.PT”, desenvolvida pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e ligada à Rede Nacional de Áreas Protegidas do Sistema Nacional das Áreas Classificadas. A iniciativa é da empresa “Água-Mãe”.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.