Castro Marim e Loulé são municípios saudáveis

ouvir notícia

.

Juntam-se a Lagoa na Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

.

As câmaras municipal de Castro Marim e de Loulé formalizaram na passada sexta-feira a adesão à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, durante o 19.º aniversário daquela entidade que teve lugar no município da Vidigueira.

- Publicidade -

Trata-se de uma associação que integra 34 municípios portugueses, entre os quais o também algarvio de Lagoa, assumindo-se como um fórum de partilha e de discussão de questões com impacto na saúde e qualidade de vida das pessoas.

A visão de que a promoção da saúde se rege por princípios de cooperação intersectorial, solidariedade, equidade e sustentabilidade, impeliu os municípios a procurarem em conjunto respostas para problemas comuns. Assim, a missão desta Rede é apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Os seus objetivos estratégicos sustentam-se nos dois objetivos da Saúde 2020: melhorar a saúde para todos e reduzir as desigualdades em saúde e, por outro lado, melhorar a liderança e a governança participativa para a saúde.

O desenvolvimento de um Roteiro Nacional para a Saúde é um dos projetos da Rede neste ciclo autárquico.

Para os responsáveis da autarquia louletana, esta adesão “reveste-se de grande importância” considerando que o Município de Loulé “tem desempenhado um papel ativo e significativo na área da saúde e desenvolvido um trabalho em parceria que tem permitido uma maior intervenção dos cidadãos”.

Por seu turno, Castro Marim reafirma o seu objetivo estratégico de promoção da saúde dos munícipes, prioridade politica que vem sendo desenvolvida pela autarquia. Como por exemplo está a implementação dos programas de combate ao tabagismo e de combate à obesidade, os programas de atividade física “Põe-te em Forma” e “Ao Ritmo dos 60”, os rastreios dermatológicos e os diversos apoios de âmbito social que consideram a área da saúde.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.