Castro Marim cria Festa da Safra para promover o seu sal

ouvir notícia

Salineiro nas salinas de Castro Marim (foto: Agostinho Gomes)

A vila de Castro Marim inicia este ano a Festa da Safra do Sal, um convívio que pretende juntar trabalhadores, empresários e entidades ligados à atividade salineira. A primeira edição realiza-se já esta sexta-feira, na Casa do Sal, a partir das 18h00.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Castro Marim e tem o objetivo de promover e valorizar o sal do concelho.

“A ideia deste convívio passa também por promover e dignificar a profissão de salineiro, pilar fundamental no crescimento da produção do Sal de Castro Marim. Já conquistamos o mercado de outros países, o sal de Castro Marim já é um produto reconhecido e com mérito fora de Portugal também, mas precisamos de trabalhar no sentido de reativar a atividade na sua globalidade para aumentarmos os níveis de exportação”, refere a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra.

- Publicidade -

“Queremos também reforçar o papel da Casa do Sal, como ponto de informação, promoção e valorização da atividade salineira tradicional”, acrescentou a vereadora.

Imagem tradicional do concelho de Castro Marim, o salineiro é figura do passado mas também do presente e do futuro. Parte da história e da identidade cultural do concelho, é pela profissão de salineiro que passa também o desenvolvimento económico de Castro Marim, assente na valorização e exploração dos recursos naturais.

Fotografias em exposição

No mesmo dia, será também inaugurada a exposição fotográfica coletiva “Histórias de Sal”, promovida pela Associação ¼ Escuro, com a colaboração do Taller de Fotografia de Lepe (Espanha), do Clube de Fotografia de Guérande e do Clube de Fotógrafos de La Baule (França). Serão, no seu conjunto, 45 autores, numa exposição em que coexiste uma enorme diversidade de olhares e de linguagens, tantas quantas as “Histórias de Sal”.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.