Carnaval de Loulé arranca com folia, sátira e muitos turistas

ouvir notícia

.

A Avenida José da Costa Mealha transformou-se este fim de semana num mar agitado onde os piratas protagonizaram os dois primeiros dia do “Grande Naufrágio”, no arranque da edição de 2016 do Carnaval de Loulé.

Começou em beleza este desfile, com o sol a espreitar e as máquinas fotográficas de muitos turistas, sobretudo estrangeiros, a captarem os momentos desta festa.

O mais antigo corso do país saiu à rua com a sátira política e social que o distingue e com a alegria contagiante dos cerca de 700 figurantes que este ano levam a Loulé o tema da pirataria nas águas portuguesas, onde políticos ou personalidades do futebol são piratas que travam uma luta acesa pelo poder.

- Publicidade -

Mas os 17 carros alegóricos são também um dos atrativos deste desfile, sobretudo pela qualidade artística e trabalho de muitas semanas na criação das estruturas e colagem das flores de papel que dão o colorido especial. É nesses carros que os piratas navegam nestas águas agitadas: enquanto que o Capitão António “Gancho” Costa surge ao leme de uma caravela cor-de-rosa, o Capitão Passos “Gancho” Coelho é o “Pirata das Laranjas”, ele que durante quatro anos foi o terror dos mares mas que agora está num barco à deriva. Mas “Gancho” Costa conta com uma armada de luxo composta pela barcaça de Jerónimo, o bote da Catarina e a jangada do PAN.

Neste “Portugal à deriva” os candidatos presidenciais também fizeram furor neste primeiro dia de desfile, com o Capitão Marcelo com ar risonho a comandar o barco presidencial e Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém lançados ao mar, dentro de pipas.

No mundo do futebol, o Pirata Jorge Jesus e a sua controversa transferência para o Sporting também esteve em destaque esta tarde, no carro “Maroscas da Bola”, ao lado dos presidentes dos “três grandes”, figuras habituais deste Carnaval.

Os batuques da bateria ecoaram pela cidade e deram o mote para as escolas de samba e as bailarinas de corpos pintados que trouxeram o cheirinho a Brasil e este Carnaval algarvio. Um Carnaval que mantém raízes bem profundas (remonta a 1906) e que conta com um forte envolvimento da comunidade. Este ano, as associações do concelho voltam a participar no desfile com grupos de animação que levam a imaginação e folia ao “sambódromo” algarvio.

A festa prossegue esta terça-feira, a partir das 15h00. A entrada tem um custo de 2 euros e parte das receitas vão reverter a favor das instituições do concelho.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.