CARLOS ALBINO

 SMS 453

Duas coisas do mar

 

Duas coisas do mar que nos dizem respeito: petróleo e tesouros.

Quanto ao petróleo, é mesmo inacreditável que o governo tenha assinado mais dois contratos para a concessão de direitos de prospeção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo ou gás natural (o que se encontrar) na costa sul do no mar algarvio, a juntar a outro na costa oeste, sem cautelas e sem salvaguardas.  Para qualquer coisita em terra, é o estudo de impacte ambiental, é a consulta pública, é o parecer a juntar a outro parecer, é a avaliação do custo/benefício, é o quadro de indemnizações devidas por eventuais prejuízos, e, sobretudo quando entra o Estado, são as cláusulas de salvaguarda, são as contrapartidas financeiras. No caso do petróleo, ou com a capa do gás natural, é o próprio Estado a escapar-se como safio às obrigações que impõe para as coisitas onde mal a costa apresente terra para arquitetos.  Como é que um governo decide uma coisa dessas e dá de barato, sem ponderar o Turismo e a Pesca, afetando a costa algarvia? Admite-se que a decisão pudesse que ter sido tomada, mas em termos, com condições e medida. Assim, sem a mínima consideração pela população e pelos interesses da Região, é como que andar à deriva, hipotecando o futuro, que é a pior ou a mais perigosa das hipotecas.

Quanto a tesouros, referimo-nos naturalmente ao recente desfecho do tesouro da “Nuestra Señora de las Mercedes”, achado pela empresa de caçadores de tesouros norte-americana, a Odyssey Explorer, a 21 milhas em plena Zona Económica Exclusiva da costa algarvia e devolvido dos EUA a Espanha por ordem dos tribunais. Segundo se diz, tesouro avaliado em 500 milhões de euros e que, ao longo de anos e anos, motivou cenas de filme de espionagem entre uma dúzia de empresas de caçadores do mesmo género à mistura com propósitos científicos, à frente dos olhos da Marinha, do IGESPAR e também dos mirones de Vilamoura. Pois bem! Portugal não reclamou nada de um achado na sua ZEE, apesar das duas convenções internacionais de que é parte e que são bem claras nessa matéria. Aquela gente andou por aqui como se isto fosse terra e mar de ninguém, fizeram o trabalhinho todo naquele segredo que é a alma do negócio (ou então com discretos entendimentos com alguns civilizados indígenas, nunca se sabe), discutiram lá fora a posse do espólio como se o Algarve fosse o Kiribati ou o Tuvalu, e Portugal nem antes, nem no momento reclamou, e muito menos protestou depois, por algo que anda próximo da pilhagem se não é mesmo pilhagem. É inacreditável esta gestão do património histórico e arqueológico marítimo. Por decência, deveriam ser chamados os responsáveis todos e perguntando se foi lassidão, falta de meios, ingénuo desconhecimento a tender para a imputabilidade, ou conivência calculada apesar de tanto perito (um, por acaso, até se meteu com alertas aqui lançados no Jornal do Algarve em 1998!), ou se foi acordo de cavalheiros para, pelo menos uma moeda de ouro e outra de prata para amostra no museu arqueológico de Faro. E isso soube-se pela disputa em tribunal nos EUA, porque se não tivesse havido disputa judicial pela posse do espólio, cada caçador seria o que sempre foi: o último a rir.

Flagrante fase: Tivemos Mendes Bota I, seguiu-se Mendes Bota II e agora Mendes Bota III – experiente, calejado, com iniciativas algumas de grande fôlego como no Conselho da Europa) e exercícios críticos cada vez mais sem a canga partidária. Outros deviam tomá-lo por exemplo. Sobretudo os que não passaram da fase II.

Deixe um comentário

Exclusivos

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.